Operação Pareto da Polícia Militar em Blumenau resulta na prisão de 10 pessoas

 

Fotos: Giovanni Silva

No início da tarde desta quinta-feira (1/02/18), foi deflagrada a Operação Pareto na região norte de Blumenau, resultando na prisão de 10 pessoas. A operação que durou 12h e envolveu cerca de 50 policiais militares, teve o objetivo de impedir crimes envolvendo roubos e homicídios. A área foi escolhida baseada nos índices de criminalidade através do sistema de gerenciamento da PM.

Para a operação foram realizadas barreiras policiais itinerantes e varreduras nos bairros, com abordagem de veículos e pessoas em atitude suspeita. A Guarda Municipal de Trânsito também participou da operação, apoiando de forma significativa nas abordagens e procedimentos de trânsito.

No total, foram vistoriados 219 veículos e realizado a abordagem de 66 pessoas. Dentre elas, 10 foram presas e conduzidas à Central de Polícia, Quatro tinham mandados de prisão ativo, três por tráfico de drogas, uma com porte ilegal de arma de fogo, um por furto de veículo e um por embriaguez ao volante. Uma pessoa também também foi flagrada com drogas para consumo pessoal e foi realizado um boletim de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

“Estou satisfeito, pois o objetivo planejado foi alcançado em sua plenitude, principalmente quanto ao aspecto da prevenção, já que não houve registro de ocorrências de crimes violentos durante esse período e as abordagens foram precisas, ao recaírem, na sua maioria, a indivíduos que possuíam mandados de prisão ativo pela prática de crimes graves”, afirmou o comandante do 10º BPM, Tenente Coronel Jefferson Schmidt, que acompanhou a operação até o seu encerramento, na madrugada desta sexta feira (2).

O nome da operação se baseia no Princípio de Pareto e sua aplicação na Segurança Pública parte da concepção de que 80% dos crimes são causados por 20% dos criminosos, sendo assim, a ação direcionada as principais causas do problema, surtem um efeito significativo para a sociedade.