Entre os dias 29 de julho e 9 de agosto, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) realizou a Operação Eficiência Energética. A ação ocorreu nas cidades de Itajaí, Tubarão, Brusque, Joinville, Maracajá, São Lourenço do Oeste, São Bento do Sul, São José, Biguaçu, Campo Erê, Rio Negrinho, Palma Sola e Florianópolis.
O objetivo foi averiguar a presença da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) nos eletrodomésticos, garantindo que os consumidores tenham acesso às informações sobre o desempenho energético dos produtos. Os fiscais do Imetro-SC inspecionaram 2.441 produtos, entre eles condicionadores de ar, refrigeradores, freezers, máquinas de lavar roupas, TVs e outros eletrodomésticos.
Foram encontradas irregularidades em 56 itens, a maioria relacionada à ausência ou obstrução da etiqueta que deve estar bem visível aos consumidores. No total, doze estabelecimentos acabaram sendo notificados e têm um prazo de 10 dias para apresentar sua defesa ao órgão.
O presidente do ImetroSC, Alexandre Soratto, reforçou a importância da presença das etiquetas de eficiência energética nos eletrodomésticos, enfatizando que essas informações ajudam os consumidores a tomar decisões mais conscientes na hora da compra, optando por produtos que consomem menos energia.
Dicas para aquisição de eletrodomésticos:
- O produto em exposição deve ter, de forma clara e explícita, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) de eficiência energética;
- Consumidor deve ficar atento ao desempenho energético dos equipamentos. Isso é importante para que, no final do mês, a conta de energia não se torne a vilã do orçamento mensal da família;
Informações que devem conter na etiqueta:
- Fornecedor;
- Marca/Modelo;
- Informação do número do registro junto ao Inmetro;
- Capacidade (em litro para refrigerador e em quilo para máquina de lavar roupas).
Consumidores que desconfiarem de irregularidades podem entrar em contato com a Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200, disponível de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.