Desde a manhã desta quinta-feira (28/04/22) está acontecendo a operação “Desmonte” que abrange pelo menos 18 municípios de Santa Catarina. A ação conjunta, envolvendo a Polícia Civil, o Detran, a Polícia Científica e a Receita Estadual, fiscaliza desmanches de veículos. Dos 62 estabelecimentos visitados, pelo menos 20 receberam notificações por apresentarem irregularidades.
O trabalho é coordenado pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) da Polícia Civil, por meio das Delegacias de Furto e Roubo de Veículos e Fazendária. As equipes visitaram estabelecimentos em Blumenau, Balneário Camboriú, Criciúma, Araranguá, Tubarão, Palhoça, Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Canoinhas, Caçador, Joaçaba, Lages, Chapecó, Xanxerê, Faxinal dos Guedes e São José.
Até por volta das 15h30, números preliminares da operação apontavam que quatro pessoas foram conduzidas para delegacias. Em Balneário Camboriú e São José, duas foram autuadas em flagrante.
Em Joinville foram fiscalizados quatro estabelecimentos e encontrados seis motores roubados. Duas pessoas foram levadas à delegacia e responderão a um inquérito policial.
Em Xanxerê ocorreram três notificações, mesmo número que em Joaçaba. Dois motores com numeração suprimidas foram encontradas em um estabelecimento de Caçador, além de apreendidos aproximadamente 100 Kg de fio de cobre.
Em Palhoça, foram apreendidos motores supostamente adulterados. Também houve notificações em Lages, Balneário Camboriú, Chapecó e São Bento do Sul. Já em uma loja de São José, uma pessoa foi presa em flagrante por receptação qualificada e adulteração.
Em Criciúma, foram encontradas peças com sinais identificadores suprimidos. Sobre o trabalho aqui em Blumenau, ainda não houve nenhuma informação sobre prisões ou notificações.
A Diretoria de Inteligência da Polícia Civil subsidia os trabalhos com relatórios sobre os pontos mapeados que serão fiscalizados. Toda a ação tem a participação das Diretorias da Polícia Civil na Grande Florianópolis (DPGF/PCSC), Litoral (DPOL/PCSC), Interior (DPOI/PCSC) e Fronteira (DIFRON/PCSC), Delegacias Regionais de Polícia e das Divisões de Investigação Criminal (DICs) das respectivas cidades.
O Detran/SC, por meio de sua assessoria e corregedoria, auxilia a fiscalização de cunho administrativo e técnico. A Polícia Científica está presente em todas as cidades e realiza a perícia dos locais. Há participação da Receita Estadual em Blumenau e Capital, na fiscalização tributária.