Operação conjunta pretende minimizar o impacto do trânsito nos finais de tarde

Foto: NW Blumenau
Foto: NW Blumenau
Foto: NW Blumenau

 

Depois de uma segunda-feira (8/8/16) caótica no trânsito de Blumenau, o  SETERB e SEPLAN (Secretaria de Planejamento Urbano) iniciaram nesta terça-feira (9) uma Operação Conjunta. O objetivo é minimizar o impacto no fluxo dos veículos na região central durante a semana nos primeiros dias de cada mês, no horário entre às 17h e 20h.

Nesse período,  26 guardas de trânsito atuarão nas ruas, com possível apoio de mais seis que atendem no plantão de acidentes. Os técnicos do SEPLAN também irão fazer o monitoramento do tráfego em tempo real. A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesur) estará de sobreaviso na sinalização viária e no sistema semafórico.

Segundo dados da Seplan, circulam diariamente cerca de 87 mil veículos somente nas ruas Sete de Setembro, XV de Novembro e Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio). Nos últimos dez anos, a frota que circula nas ruas de Blumenau praticamente dobrou. Segundo dados do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), em 2006 eram 145 mil, atualmente circulam 248 mil veículos. Isso sem considerar aqueles que vêm ao município de outras cidades.

Existem obras que foram ou estão sendo realizadas para melhorar o sistema viário, além das intervenções para dar melhor fluidez no trânsito, maior segurança viária e de pedestres. Porém, Carlos Lange, presidente do Seterb, ressalta que é fundamental o apoio e conscientização de todos, seja motorista, motociclista, ciclista ou pedestre no respeito às leis de trânsito para segurança, tranquilidade e um eficaz funcionamento desta operação.

Para informar e auxiliar os motoristas da cidade, ainda neste mês de agosto, o aplicativo AlertaBlu trará, além das informações de tempo e nível do rio, avisos de situações emergenciais do trânsito.

* Com informações de Juliana Damian Silva, do SECOM / Blumenau