O abigeato tem causado prejuízos aos produtores rurais em Santa Catarina. Esse tipo de crime afeta diretamente a economia das áreas agrícolas, quando são furtados gado, cavalos e outros animais que se encontram em campos, pastos, currais ou retiros.
Em resposta a essa situação, as polícias Militar e Civil, juntamente com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) do estado, iniciaram a Operação Campo Seguro em Correia Pinto, na Serra Catarinense. Desde o dia 28 de agosto, a ação busca identificar os responsáveis pelos crimes e recuperar os animais furtados.
Na primeira fase da operação, foram verificados os dados de um rebanho em uma propriedade particular em Correia Pinto com o auxílio de um médico veterinário da Cidasc. Após a análise de inventários e cadastros dos animais, foram recuperadas 22 cabeças de gado da raça Angus, furtadas no município de Curitibanos. Também foram encontradas outras carnes, sem justificativa de origem, registradas em nome de terceiros, e algumas delas sem nenhum tipo de registro.
No dia 2 de setembro, após o recebimento de novas informações, as guarnições da Rede Rural de Segurança, com o apoio do helicóptero Águia 04 da PM, realizaram novamente fiscalização em propriedades rurais. Nessa ação, foi recuperado um touro da raça Aberdeen, que também havia sido furtado. O animal já estava sem o brinco e outros adereços de identificação.
Na terceira fase, realizada nesta terça-feira (10), a Polícia Militar e a Polícia Civil cumpriram 12 mandados de busca e apreensão em várias propriedades, tanto na área urbana quanto na rural. A operação resultou na apreensão de armas de fogo, munições, celulares, entorpecentes, dinheiro e até pássaros silvestres. Um homem foi preso em flagrante.