
Uma operação integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura de Blumenau, CELESC e empresas de telefonia vistoriou cinco estabelecimentos suspeitos de receptação de materiais furtados na cidade. A ação teve como foco principal combater o armazenamento e comércio ilegal de fiação elétrica e de telefonia.
Durante a fiscalização que ocorreu na manhã desta terça-feira (1/04/25) duas pessoas foram detidas em flagrante por receptação. No bairro Garcia, o responsável por um dos estabelecimentos já havia sido detido pelo mesmo crime em uma operação realizada em 2021. No local, as equipes interditaram parte do galpão e apreenderam mais de uma tonelada de material.

A outra ação aconteceu no bairro Velha Central, onde foram encontrados cerca de 270 kg de fios e componentes suspeitos de origem ilícita. Nos demais pontos vistoriados, foram identificadas irregularidades de ordem sanitária e estrutural, como focos do mosquito da dengue. Os proprietários foram notificados para adequações dentro do prazo previsto por lei. Nenhum dos estabelecimentos teve o nome ou endereço divulgados.
Ainda durante a operação, a Polícia Militar Ambiental lavrou um Termo Circunstanciado pela manutenção ilegal de uma ave nativa em cativeiro. A operação faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela PM em Blumenau para coibir furtos de fios e equipamentos. Nos últimos dias, dois indivíduos já haviam sido presos em flagrante por esse tipo de crime.