Foto Marcelo Martins
Foi divulgado nesta semana o resultado da nona edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Somente da rede municipal de Blumenau são 45 alunos premiados, sendo duas medalhas de ouro, quatro de bronze e trinta e nove certificados de menção honrosa.
Os medalhistas que estiverem matriculados em escolas públicas em 2014 terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior. Já os que estiverem inscritos no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado, oferecido por diversas instituições.
Os alunos medalha de ouro são Silvio Sandri Junior, da Escola Básica Municipal (EBM) Lauro Muller, e Lorenzo Andreaus, da EBM Machado de Assis. As medalhas de bronze ficaram com Gustavo Egmon Theiss, da EBM Lore Sita Bollmann, Fernanda Sâmara Dias Vaz, da EBM Alberto Stein, e com os jovens Vitor Hugo Fauste e Alan Felipe Scheller, ambos da EBM Wilhelm Theodor Schürmann.
A lista de escolas e professores premiados ainda não foi divulgada. A cerimônia de premiação acontece no próximo ano letivo. As Olimpíadas Brasileiras de Matemáticas das Escolas Públicas têm por objetivo estimular e promover o estudo da disciplina. Além disso, visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação, identificar estudantes talentosos e incentivá-los a ingressar nas áreas científicas e tecnológicas.
Confira as escolas que têm alunos premiados com menção honrosa:
- EBM Professora Zulma Souza da Silva
- EBM Machado de Assis
- EBM Anita Garibaldi
- EBM Professor Oscar Unbehaun
- EBM General Lucio Esteves
- EBM Felipe Schmidt
- EBM Almirante Tamandaré
- EBM Pedro II
- EBM Wilhelm Theodor Schürmann
- EBM Vidal Ramos
- EBM Gustavo Richard
- EBM Alberto Stein
- EBM Professora Adelaide Starke
Texto: Talita Catie