Texto e fotos de Julio Pollhein
O boca a boca de visitantes, que entre um ano e outro, vem à Blumenau, em outubro e conhecem a Oktobersfest, também colabora com a Secretaria de Turismo na divulgação da festa. O setor de promoção de eventos também aposta na participação de workshops, feiras e parcerias com operadoras de viajem, para atrair novos turistas.
O gaúcho Calabe Flores, 32, que há quatro anos conheceu a festa, reservou novamente, três dias do mês, para voltar a Blumenau e reencontrar mais uma edição, a 33ª Oktoberfest. Ele conta que a expectativa é a das melhores, a contar pela organização e pelo chopp. Nessa edição, ele vem acompanhado de Fernanda Silveira, 29, que foi convencida pelo companheiro, a conhecer a festa: “estou gostando muito”, revela.
Na opinião do carioca, Marcos Santos, 32, que participa pelo quarto ano, a festa sempre surpreende porque consegue mostrar algo diferente em relação às atrações anteriores – desfile, música, bebida, comida… A pernambucana Maira Góes, 23, que está com Marcos pela primeira na festa, se mostra entusiasmada com a cultura alemã.
Christiano Roffe Malgueiro, 43, que reside em Curitiba (PR), explica que conhece Blumenau há mais de 10 anos e prestigia a festa pela quinta vez. Esse ano, ele aproveitou uma viagem de negócio (uniu o útil ao agradável) no município e trouxe a esposa Roberta Dittrich, 35 e a filha Alice de apena um ano. A família que vai ficar três dias na cidade considera a tranquilidade e a alegria, como motivos de sobra, para voltar outras vezes.
A festa surpreende visitantes e organizadores
O número de público do ano passado (473.197), segundo dados da organização do evento reforça o aumento anual de visitantes, que no mês de outubro, chegam à cidade em busca de alegria e diversão. As 102.000 mil pessoas que participaram da primeira edição (1984) contribuíram para a história da festa, onde além da tradição da cultura germânica, se preserva a hospitalidade do morador local.