Na Oktoberfest 2022, que acontece entre os dias 5 e 23 de outubro, será iniciado um movimento de ações de sustentabilidade. Pela primeira vez na história, a festa terá um plano de sustentabilidade para reduzir o impacto ambiental. O projeto foi apresentado pelo Secretário de Lazer e Turismo, Marcelo Greuel, durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (19/04/22).
As ações terão como norte os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas (ONU) com metas a serem atingidas nos próximos cinco anos. Nesse primeiro, foi feito um diagnóstico profundo, levantando informações e dados da edição de 2019.
A primeira ação será a compensação de carbono por meio do plantio de mais de 4 mil mudas de árvores nativas em dois grandes grupos de áreas de Blumenau (vias públicas e áreas de recuperação ambiental). Isso compreende a 30% do valor total (1.913 toneladas métricas de CO2) do inventário feito com base na edição de 2019.
No final da edição de 2022, a organização irá divulgar um balanço socioambiental que servirá de base para compensação nas próximas festas. As embalagens usadas na alimentação e os mais de 2 milhões de copos plásticos terão que ser 100% recicláveis.
O descarte de óleo de cozinha na pia também está na mira do projeto, já que cada litro derramado no ralo pode contaminar mais de 1 milhão de litros de água. Por isso todo óleo usado nas cozinhas da festa terá que ter o encaminhamento correto. A mesma linha será adotada para os resíduos hospitalares e da própria cenografia.
Uma equipe de engenharia florestal deve estar presente para acompanhar a separação correta os resíduos. A intenção é que todos os envolvidos diretamente na festa recebam treinamento para que possam realizar esse descarte. O objetivo é tornar a Oktoberfest o evento mais sustentável (em relação ao meio ambiente) de Santa Catarina.
Oktoberfest Carbono Zero
Eventos emitem carbono como qualquer outra atividade humana, que podem ocorrer desde o consumo de energia elétrica até o simples deslocamento de um grande número de pessoas que normalmente deixa resíduos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), até o fim do Século 21 poderá ocorrer um aquecimento global acima de 1,5 °C e 2 °C, a menos que haja reduções profundas nas emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa nas próximas décadas.
Para contribuir para evitar este quadro, a Oktoberfest irá agir na redução dos impactos dos gases de efeito estufa até 2026, em um ciclo de cinco anos, até que o evento torne-se, por meio de diferentes ações e tomadas de decisões, um evento Carbono Zero. O plantio de mudas de árvores nativas, com base no estudo de identificação da pegada de carbono baseado na edição de 2019, representa o start para alcançarmos este objetivo.
Além disso, iremos atuar junto ao público da Oktoberfest reforçando a importância do descarte correto e da reciclagem durante a festa, bem como no estímulo de meios de transportes limpos ou coletivos, assim reduzindo a emissão de gases.
Neste vídeo de 18 minutos, você acompanha os principais pontos apresentados por Marcelo Greuel.