Texto: Giovana Pietrzacka
Técnicos representando órgãos do governo estadual, universidades (FURB, UFSC, UDESC), ONGs e instituições privadas se reuniram no Campus 2 da FURB no último dia 18 de junho para uma oficina sobre “Manejo de florestas secundárias e silvicultura de espécies nativas”. Este grupo faz parte do “Comitê de Gestão Florestal” criado ano passado pela Secretaria de Agricultura e que tem a missão de pôr em prática as Diretrizes para a Política Florestal, elaboradas com base nos resultados do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) em 2013.
A oficina foi dividida em duas etapas. A primeira ocorreu em Florianópolis, dia 28 de maio e a segunda em Blumenau, semana passada. As atividades foi aplicado o método de planejamento participativo (ZOPP, de “Zielorientierte Projektplanung”, em alemão) e contou com a mediação do Eng. Agr. Reney Dorow da Secretaria de Agricultura, para identificar problemas e definir objetivos, estratégias de solução, ações, prazos e responsáveis para fazer frente ao desafio de planejar a implantação das atividades de manejo florestal e silvicultura de espécies nativas no nosso Estado.
Representando a FURB, participaram os professores Alexander C. Vibrans (coordenação) e Lauri A. Schorn, ambos do Departamento de Engenharia Florestal; Noemia Bohn, do PPGEA, bem como a engenheira florestal MSc. Manoela Drews de Aguiar; servidora do IFFSC/FURB e a mestranda Roberta Ramos, do PPGEF.
A previsão é de concluir os trabalhos até outubro e então apresentar a governo estadual propostas para a execução de programas de incentivo a atividades de manejo florestal e plantio de espécies arbóreas nativas, com ênfase nas pequenas propriedades rurais.
via Furb