Obras do Corredor Norte começam pela reforma e ampliação da Ponte Santa Catarina

Intervenções incluem escavações e instalação de estacas; trânsito será impactado na Rua 5 de Outubro, em Blumenau.

Foto: Giovanni Silva

A Secretaria de Obras (Semob) iniciou as primeiras intervenções do Corredor Norte pela reforma e ampliação da Ponte Santa Catarina, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. A obra já está na fase de escavações para a fundação do novo tablado da estrutura.

A partir desta terça-feira (18/02/25), a Semob inicia a implantação de estacas de raiz com a perfuração do solo. Por conta disso, a Rua 5 de Outubro ficará interditada ao trânsito por cerca de 15 dias, sendo liberada apenas durante a noite.

Foto: Giovanni Silva

O trecho 1A do Corredor Norte inclui, além da reforma da ponte, a reurbanização de parte da Rua 2 de Setembro. O investimento do município nesta etapa é de R$ 14,2 milhões, com recursos do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

O prefeito Egidio Ferrari destacou a importância do projeto para a mobilidade urbana da região. “A Região Norte segue em crescimento acelerado e precisa de investimentos e melhorias viárias para garantir uma circulação mais eficiente e oferecer qualidade de vida à população”, afirmou.

O secretário de Obras, Dirk Reiter, ressaltou que a reforma da ponte era uma demanda antiga dos moradores. “Essa obra faz parte do pacote do Corredor Norte e trará uma nova concepção de circulação viária, melhorando a mobilidade em toda a região”, explicou.

Próximas intervenções

O Corredor Norte inclui diversas obras viárias na região. Já foram assinadas as ordens de serviço para a reurbanização de um trecho da Rua 1º de Janeiro (Trecho 1B III) e do primeiro trecho da Rua Dr. Pedro Zimmermann (Trecho 1C), somando investimentos superiores a R$ 14 milhões, também financiados pelo Fonplata.

Outras etapas do projeto contemplam o prolongamento da Rua São Valentim, mais um trecho de reurbanização da Rua Dr. Pedro Zimmermann e a revitalização de vias adjacentes. No entanto, essas intervenções ainda aguardam a assinatura das ordens de serviço.

Foto: Giovanni Silva