Obras de reestruturação do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava seguem em ritmo acelerado

 

 

 

 

O Conselho de Administração do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava se reuniu na última semana para tratar das obras de ampliação e restauro do Centro Turístico e Cultural do distrito, que seguem em ritmo acelerado. Durante o encontro, foram designadas duas comissões especiais: uma para elaborar o regimento interno para o Conselho de Administração e outra para fiscalizar o restauro do Salão Kunze e da Casa Feldmann, que estão entrando em fase de conclusão.

Na ocasião, foi informada a confirmação de protocolo e avanço dos trâmites no Ministério do Turismo de emenda parlamentar do ex-senador Dalirio Beber, no valor de R$ 325 mil para complementar a obra de restauro do Salão Kunze, prevendo a construção de novos banheiros e de uma cozinha junto a edificação. No mês de maio, também foram efetuadas melhorias na rede de drenagem da rua Alfred Feldmann, para evitar alagamentos que ocorriam no estacionamento do museu, em dias de chuva. Os investimentos compreendem ainda a instalação de nova rede de telefonia e internet com fibra ótica.

Na oportunidade, o Intendente Distrital da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva, assumiu a presidência do Conselho de Administração, na qualidade de membro nato. O plenário também elegeu por unanimidade o conselheiro Helcio Hermes Hoffmann para a vice-presidência.

As intervenções no entorno do CTC usam recursos próprios do orçamento do município e a recuperação das duas casas enxaimel é viabilizada por recursos do Fundo de Manutenção do Centro Turístico e Cultural. A previsão para conclusão das obras é até o fim do segundo semestre de 2020. Dentro do conjunto de obras que se somam ao restauro do Salão Kunze e da Casa Feldmann, o Conselho Administrativo também avalia a criação de um Parque Municipal, localizado nas áreas verdes do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava.

O Intendente da Vila Itoupava ressalta a importância dos trabalhos no distrito mais alemão de Blumenau. “Foram aprovados processos que dão seqüência as obras e medidas de reestruturação do Centro Turístico e Cultural, com destaque para a aquisição de kit multimídia que nos permitirá transmitir ao vivo pela internet, a partir de setembro, as reuniões do Conselho de Administração. Eficiência e transparência a serviço da comunidade”, salienta.

Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava (CTC)

Fundado em 2001 e inaugurado em 2004, teve recentes alterações em sua gestão administrativa. O prefeito Mario Hildebrandt sancionou em junho a Lei Complementar nº 1.298, transferindo a vinculação da unidade da Secretaria de Turismo para a Intendência Distrital da Vila Itoupava. A próxima reunião do Conselho de Administração está agendada para o dia 1º de julho, a partir das 9h, também nas dependências da Sociedade Serrinha.

Fonte: Prefeitura de Blumenau