
Serão retomados os trabalhos de contenção de encostas em sete localidades de Blumenau consideradas como áreas de risco. As obras fazem parte de um pacote de melhorias viabilizado por meio de convênio federal entre a Prefeitura e o Ministério das Cidades. Com investimentos previstos na ordem de R$ 13 milhões, a recuperação engloba 17 regiões afetadas pelo desastre natural de 2008, beneficiando cerca de 250 famílias.
Até o momento, segundo a prefeitura, só vieram R$ 3,3 milhões do governo federal. As obras de contenção usam técnicas de solo grampeado, cortinas atirantadas, muros de arrimo e sistemas de drenagens pluviais.
Também foi adotada hidrossemeadura para a recuperação da proteção vegetal dos locais degradados. Foram considerados critérios como condições geológicas, clima e o volume de chuvas para a definição da obra adequada a cada área.

Nas ruas Otto Marquardt (Garcia) e Eduardo Schwartz (Fortaleza) os trabalhos já foram concluídos. Em abril recomeçam as obras nas ruas Londres e Olga Krutzsch, no bairro Itoupava Norte; Alexandre Pfiffer, no Garcia; e Henry Mill, no Fortaleza. Nestas localidades, as obras já estão, em média, com 60% dos serviços executados. Também será dado início às construções nas ruas Aimorés, no Garcia; Dr. Pedrinho, na Itoupava Central; e Silvânio Cândido da Silva, na Ponta Aguda.

Atenção ao meio ambiente
São promovidas reuniões periódicas com os moradores das regiões contempladas com os trabalhos de contenção, através do Programa de Trabalho Técnico Social (PTTs). Também são desenvolvidas ações socioeducativas em cada região, como oficinas e palestras.
Os trabalhos coordenados pela Secretaria de Obras, tem intenção de manter a população informada sobre os detalhes das intervenções e estimular o cuidado com o meio ambiente, visando à prevenção a novos desastres.