Obra na ETA 3 deve afetar o abastecimento de água em 11 bairros de Blumenau

A estação de tratamento deve ficar 8 horas sem operar. Neste período, as equipes do Samae farão a interligação de um bombeamento na maior rede de saída da estrutura.

Foto: SAMAE de Blumenau

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau informa que a Estação de Tratamento de Água (ETA) 3, instalada no bairro Progresso, terá a paralisação total das atividades na próxima terça-feira (5/11/24). A estrutura deve ficar sem operar por até 8 horas. Os trabalhos estão programados para iniciar às 8h.

Neste período, as equipes do Samae farão a interligação de um bombeamento na maior rede de saída da estação. É mais um passo para colocar em operação a estrutura que está sendo montada próximo ao Parque Prefeito Curt Carlos Zadrozny. O bombeamento montado no local servirá para levar a água excedente da produção da ETA 3 para abastecer outros bairros da cidade, em especial durante o verão, quando a demanda pelo abastecimento de água aumenta.

Em função dessa paralisação, é possível que os moradores dos 11 bairros que são abastecidos pela ETA 3 sofram com a intermitência no abastecimento de água, em especial quem não tem caixa d’água ou outro sistema de reservação. A ETA 3 atende os bairros Progresso, Garcia, Glória, Valparaíso, Vila Formosa, Jardim Blumenau, Bom Retiro, Ribeirão Fresco, Centro, Ponta Aguda e Vorstadt.

Por isso, o Samae pede que as pessoas aproveitem o período que antecede a paralisação para reservar água e enfrentarem o período sem problemas. Ao longo da próxima terça-feira, dia 5, o consumo precisa ser consciente e sem desperdícios, com prioridade para o consumo humano e o banho.

O Samae vai disponibilizar caminhões-pipa para abastecer os reservatórios mais distantes, para minimizar o impacto na rede abastecimento ao longo do dia.

Foto: SAMAE de Blumenau
Foto: SAMAE de Blumenau
Foto: SAMAE de Blumenau