Um antigo problema de alagamentos na região do bairro Velha Central, em Blumenau, está prestes a ter uma solução. A Secretaria Municipal de Obras (Semob) trabalha em uma obra de macrodrenagem entre as ruas Caçadores e Divinópolis, visando melhorar a captação e o escoamento das águas pluviais. Com o avanço das execuções, a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de junho, haverá alterações no trânsito local. A obra se estende até a Rua Alfredo Morsch, uma transversal da Rua Divinópolis.
Intervenção na macrodrenagem altera trânsito na região
A intervenção da obra de macrodrenagem chega ao trecho de confluência entre as ruas Caçadores e Divinópolis, resultando na interdição do primeiro trecho da Rua Divinópolis ao trânsito. Como alternativa, os motoristas poderão utilizar a Rua Bagé e a Rua Florânia como rotas alternativas. Para melhorar a fluidez do tráfego durante o período de obras, as ruas Bagé e Ida Hadlich terão proibição temporária de estacionamento ao longo da via.
Obra complexa traz melhorias e transtornos temporários
Segundo o secretário interino de Obras, Dirk Reiter, a obra é importante e complexa. A implantação da nova rede de drenagem contribuirá para evitar inundações nessa comunidade. No entanto, é necessário escavar com certa profundidade, podendo haver a necessidade de explosão de rochas nesse trecho. Por isso, os moradores precisarão ter paciência, pois haverá transtornos inevitáveis.
Ampliação da rotatória e investimentos na região
Além da macrodrenagem, a obra também contempla a ampliação da rotatória entre as ruas Caçadores e Divinópolis. O investimento da Prefeitura de Blumenau na região é de mais de R$ 5 milhões, com parte dos recursos viabilizados por meio de convênio com o Governo do Estado e por uma emenda parlamentar, além da contrapartida do município.
Modificações no transporte coletivo durante as obras
Devido às obras, duas linhas do transporte coletivo terão modificações a partir de segunda-feira, dia 5, às 7h. As linhas troncal 31 (via Rua dos Caçadores) e alimentadora 901 (Divinópolis), que percorrem a região interditada, terão itinerários alterados.
Na linha troncal 31, nos quatro horários em que passava pela Rua Divinópolis (12h15, 14h15, 16h30 e 17h35), a linha seguirá diretamente pela Rua dos Caçadores no sentido Terminal da Velha.
Já a linha 901, no sentido Terminal Proeb/Terminal Água Verde, terá o seguinte itinerário nos horários em que passava pela Rua Divinópolis (5h42, 12h22, 18h30, 20h30 e 22h10): após a Rua dos Caçadores, a linha acessará as ruas Florânia, Ida Hadlich, Bagé e Divinópolis no trecho liberado, seguindo o trajeto normal.
No sentido Terminal Água Verde/Proeb, após a Rua Divinópolis, a linha 901 terá o seguinte itinerário nos horários das 6h, 6h42 e 12h48: Rua Bagé, Rua dos Caçadores, seguindo o trajeto normal.
Essas modificações, que também desativam quatro pontos de embarque e desembarque no trecho interditado, continuarão durante o período de obras, retomando o atendimento normal quando a via estiver liberada para o trânsito.
Com informações de Fernando Gonzaga e Eduarda Loregian, da SECOM/BNU