Neste momento (8h57min) a temperatura em Blumenau é de 22,6°C; com previsão de chegar aos 32°C nesta tarde de terça-feira (10/04/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 5h, quando fez 21,3°C. O rio Itajaí está com 61 cm e a umidade relativa do ar em 94,7%.
O sol predomina entre nuvens durante boa parte do dia. No fim, ocorre aumento da quantidade de nuvens e há condição para chuva fraca e isolada em virtude da circulação marítima. Faz calor à tarde e a máxima fica entre 30 e 32°C. Ventos fracos a moderados soprando de noroeste passando a nordeste/sudeste a partir da tarde.
Santa Catarina – Predomínio de sol em todas as regiões, no decorrer do dia. No início da manhã, mais nuvens e chance de chuva fraca/isolada no Planalto Sul e Litoral Norte. Temperatura elevada para época do ano, com vento nordeste, fraco a moderado com rajadas. Uma massa de ar seco influencia o tempo no Estado.
Quarta-feira (11)
Blumenau – As condições atmosféricas pouco mudam ao longo da quarta-feira. A umidade vinda do mar ainda mantém condição para chuva fraca e isolada nos extremos do dia, ou seja, durante a madrugada e à noite, períodos onde a nebulosidade é maior. Já entre a manhã e a tarde, predomínio de sol entre nuvens em Blumenau. Mínimas oscilando entre 19 e 21°C e máximas entre 30 e 32°C. Ventos fracos a moderados soprando de noroeste passando a nordeste/sudeste à tarde.
Santa Catarina – Predomínio de sol em todas as regiões, com nevoeiro isolado ao amanhecer. Há chance de chuva fraca e isolada no Litoral Norte (principalmente na região de Joinville) no o início do dia, devido à circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente). A temperatura aumenta, o vento sopra do nordeste, com intensidade de fraca a moderada, podendo ocorrer rajadas. A massa de ar seco continua influenciando o tempo.
Quinta-feira (12)
Blumenau – A circulação marítima perde intensidade e predomina uma condição de tempo firme em Blumenau. Ao longo do dia, sol e variação na quantidade de nuvens. Com a umidade do ar mais baixa, a tendência é de um dia com maior amplitude térmica. No inicio da manhã com mínima entre 18 e 20°C e à tarde máxima entre 31 e 33°C. Ventos de noroeste passando a sudeste ao final do dia com intensidade entre fraca e moderada.
Santa Catarina – O sol continua predominando em todas as regiões, causando a elevação da temperatura, com máximas de 35 °C, devido à condição de pré-frontal (frente fria no RS). Vento nordeste a noroeste virando para sul no final do dia, fraco a moderado com rajadas.
Sexta-feira (13)
Blumenau – Uma nova frente fria passa pela costa de Santa Catarina associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente. Assim, retorna a condição para chuvas mal distribuídas e trovoadas, especialmente entre a tarde e a noite na região de Blumenau. Mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 29 e 31°C. No sábado a frente fria se afasta de SC, porém o cavado e a circulação marítima mantêm o tempo instável e com condição para chuva isolada a qualquer momento do dia em Blumenau. Mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 24 e 26°C.
Santa Catarina – Aumento da nebulosidade em todas as regiões, com chuva fraca no decorrer do dia no Litoral e Vale do Itajaí, devido à passagem de uma frente fria no Litoral. A temperatura diminui no decorrer do dia, com vento sudeste com variação de nordeste no interior do Estado, fraco a moderado com rajadas.
Sábado (14)
Blumenau – Uma frente fria se afasta do Estado, porém o cavado e a circulação marítima mantêm o tempo instável e com condição para chuva isolada a qualquer momento do dia em Blumenau. Mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 24 e 26°C.
Tendência para SC, entre 14 a 23 de abril de 2018
Condição de chuva no leste do Estado, desde o início do período, quando a temperatura fica mais amena nessa região. A chuva permanece no leste de SC na maior parte dos dias, devido aos ventos úmidos do oceano, acumulando valores mais significativos no Litoral Norte, especialmente até o dia 18/04. No interior do Estado, especialmente no oeste, mantém-se o tempo seco, com maior condição de chuva no final do período, devido à aproximação de uma nova frente fria.
Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram