Trata-se de um ambulatório do Hospital Santo Antônio, localizado próximo à entrada do Setor 3, com seis salas de atendimento e mais uma sala de emergência, equipada para casos mais graves. O serviço é totalmente gratuito e funciona desde quando começa a festa até uma hora depois que fecham os pavilhões.
São oito profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. São atendidos casos de embriaguez, enjoo, dor de cabeça, verificação de pressão e curativo. Uma ambulância fica no local – dando suporte básico, e mais uma ambulância fica de sobreaviso. Até agora, três pessoas tiveram que ser encaminhadas para o hospital. E dos mais de duzentos atendimentos, apenas um menor foi notificado pelo Conselho Tutelar e entregue aos pais.
Fica a dica dos profissionais de saúde: o oktoberfesteiro deve comer e se hidratar, tomando bastante água, antes de ir para a festa. Caso seja necessário utilizar os serviços do ambulatório, é bom lembrar que os profissionais de saúde não podem deixar o posto médico, é preciso levar a pessoa até o posto para que receba atendimento.
Fonte: Ana Cláudia Pereira, enfermeira responsável pelo ambulatório
via Prefeitura Municipal de Blumenau