O Maestro da Oktoberfest Blumenau: a história de Helmut Högl

Confira a coluna Hallo Heimat, de Clay Schulze, que revela dados pouco conhecidos sobre o autor da canção "Hallo Blumenau, Bom dia Brasil".

“Hallo Blumenau, Bom dia Brasil”. Bastam algumas notas para reconhecermos essa música, o hino da Oktoberfest Blumenau. Ela foi composta pelo músico bávaro Helmut Högl, como forma de homenagear nosso povo e a nossa maior festa. A música é uma celebração da alegria da festa, do orgulho de ser blumenauense e do desejo eterno de retornar a Blumenau.

Helmut Högl deixou para trás uma legião de fãs e um legado que permanecerá eternamente no coração dos blumenauenses e na história da segunda maior Oktoberfest do mundo. Muito do que sabemos dele se restringe a o enorme sucesso de suas apresentações. Mas quem foi Helmut Högl?

O COMEÇO DA CARREIRA: AS ORIGENS MUSICAIS DE HELMUT HÖGL

O renomado maestro, nasceu em 10 de outubro de 1936, na cidade de Munique, Alemanha. Filho de um atacadista de papel, Helmut Högl trabalhou inicialmente como motorista na empresa de seu pai. A música fazia parte da família, pois seu pai já havia liderado uma orquestra de sopros e também era um conhecido tocador de cítara. Ele garantiu que seu filho recebesse aulas de violino quando criança. Embora Helmut tenha herdado o talento musical de seu pai, ele preferiu sons mais modernos e mais tarde mudou para o trompete.

Trabalhava durante o dia, enquanto à noite desfrutava de sua paixão pela música, tocando com sua pequena banda. Essa combinação de responsabilidades diurnas e paixão noturna foi o catalisador de uma carreira brilhante.

Logo, Helmut cruzou caminhos com uma orquestra ‘Big Band’, onde passou alguns anos aprimorando suas habilidades musicais. Sua jornada o levou a fundar sua própria banda em 1955, no qual atuou como cantor e trompetista. Ele queria uma carreira solo, pois trabalhar com a banda sempre foi a prioridade.

Esta banda logo foi muito procurada no sul da Alemanha. Isso também fez com que a indústria fonográfica o notasse e ele lançou alguns singles com diferentes gravadoras.

 

AS PRIMEIRAS GRAVAÇÕES

Assim como todos jovens do pós-guerra, ele foi muito influenciado pela musica americana, que conquistava a Europa. Os seus primeiros lançamentos fonográficos aconteceram em 1964, no primeiro single ‘My Bonnie’ utilizou o nome, Helmut Högl Sextett. No segundo lançamento, adotou o nome Helmut Haras.

Já em 1966, foi lançado o single ‘Weil Es Immer Wieder Schöne Mädchen Gibt’, agora utilizando seu nome. Em 1967, lança um novo singles, que obtem certo sucesso com as músicas ‘Schmetterling’ e ‘Es Lag In Deiner Hand’. Este material foi gravado com o acompanhamento da Orchester Hanns Hammerschmid.

SCHMETTERLING (BORBOLETA)

Se até esse momento sua música tinha influência de ritmo americano, (caracteristica do schlager/pop alemão da época), em 1972, ele lança um novo single, com as músicas ‘Wenn Ich Dich Seh’, Ist Sonntag’ e ‘Frag’ Mich Doch’, agora com elementos mais modernos, com clima ‘disco’ e que depois marcaram os schlagers dos anos 70. Este também foi seu primeiro registro como produtor.

 

VOLKSMUSIC, MAS NEM TANTO

Os anos seguintes do Maestro e sua banda, foram de muitas viagens e acúmulo de experiência. Percorreram toda a Alemanha e também expandiram suas fronteiras ao realizar tours internacionais.

Em 1975, sob o nome Helmut Högl Und Seine Musikanten, lançam o album ‘A So A Gaudi’. Aqui aparece um novo direcionamento musical, agora para o Volksmusik. A mudança é percebida da capa do álbum, onde utilizam elementos da vestimenta tradicional, até a sua musicalidade, com títulos clássicos das festas populares bávaras.

Apesar da nova faceta da banda, eles não deixam de lado sua paixão por outros ritmos, que viriam a se tornar marca da banda no futuro. Vide uma das novas composições do Maestro, como ‘Der Tote Fisch’, uma versão do clássico ‘Funiculì, funiculà’, (até hoje tocada pelos Velhos Camaradas na Oktoberfest Blumenau).

 

 

Essa característica musical fica evidente no texto da contra capa do álbum, abaixo descrito (em tradução livre):

“Vamos arrasar na sua festa”, prometem Helmut Högl e seus músicos a todos que os contratam. E com sua música moderna, calorosa, pop e aconchegante, o grupo já agitou muitas festas até agora. Entusiasmo – seja no carnaval de Munique ou nas festas do jet set. Em 1970, até o grande Benny Goodman achou que Helmut Högl e seus músicos eram bons o suficiente para estar no mesmo palco que ele.

Os técnicos da banda percorreram 60.000 km em duas vans VW. Högls passou cerca de 100 horas no ar, de noivado em noivado, para encantar os salões com o que há de mais moderno em iluminação e efeitos sonoros. O “Helmut Högl Show” fez o público exigir bis após bis cerca de 200 vezes. Esta banda também domina todo o espectro da sedução musical, desde a música suave do jantar até o novo hit do dia, passando pelo rock, pop, folclore e a calorosa música bávara em happysound, que está no centro deste LP.”

O SUCESSO EM ‘GEHT NO OANA…?’

Seu album posterior, e de maior sucesso, foi uma gravação de um concerto da Helmut Högl Band no Barthelmarkt em Oberstimm, em agosto de 1985.

O Barthelmarkt era um dos festivais favoritos de Helmut Högl, tanto que escreveu uma música para ele, “Barthelmarkt in Oberstimm”. Mas poucas pessoas sabem que a história de uma amizade está por trás da canção calorosa.

Durante 20 anos, Högl apareceu todos os domingos para tomar sua cerveja matinal no Barthelmarkt e Anna Lanzl, proprietária da Lanzl-Festzelt, guardava uma mesa para seu amigo. Em 1979, Högl homenageou essa amizade e compôs e escreveu o Barthelmarkt-Lied. Se você ouvir com atenção, no segundo verso diz: “I setz’ mi zu der Lanzlin hi’, da gibt’s an riesen Spaß” (“Vou sentar no Lanzlin, é muito divertido lá”).

O Barthelmarkt era um dos seus festivais preferidos e um dos destaques da agenda da banda, em termos de popularidade.

HELMUT HÖGL NA OKTOBERFEST MUNIQUE

Helmut Högl, era uma verdadeira lenda da música de Munique, sendo considerado o fundador musical da Oktoberfest moderna, porque na década de 1980 ele foi um dos primeiros a tocar pop em vez de metais na Oktoberfest.

Sua banda se apresentou por muitos anos na Oktoberfest de Munique, sendo um dos grandes responsáveis pela fama da boa qualidade musical na Weinzelt, a tenda do vinho. Helmut Högl foi o primeiro a focar nos sucessos, nas músicas pop, que tocavam no rádio, ou seja, estruturou o modelo que hoje chamamos de ‘partyband’, conhecidas por trazer musica pop, com seus hits nacionais e internacionais, ao Wiesn.
O Maestro Helmut Högl também é muito conhecido por ser o compositor da canção “Einer Geht Noch, Einer Geht Noch Rein”, que se tornou um canto de futebol popular nos jogos da Bundesliga.

 

PASSANDO O BASTÃO PARA SEU FILHO

Michael ‘Michi’ Högl nasceu em Munique e cresceu em Sendling, área residencial no sudoeste da cidade. Sua ligação com a Oktoberfest começa cedo, pois mesmo quando criança, ele pedalava até a Wiesn quase todos os dias. Ele foi músico desde criança, isso foi praticamente incutido nele. Aos 16 anos, Michi conseguiu treinar como engenheiro de som musical no Unionstudios em Munique. Inclusive o album ‘Geht no oana…?’ foi mixado Michi.

Ele toca na tenda de vinhos da Oktoberfest desde 1999, quando se juntou à Helmut Högl Band, quando seu pai ficou doente. Desde 2001, Michi tem tocado com sua Högl Fun Band todas as noites da Oktoberfest.

Helmut e sua esposa, a carioca Sonir, durante a passagem por Blumenau

TODOS OS CAMINHOS LEVAM À BLUMENAU

Em 1975, uma reviravolta emocionante aconteceu quando Helmut fez sua primeira visita ao Brasil durante um evento de turismo. Foi nesse momento que ele conheceu o prefeito de Blumenau, que buscava bandas para enriquecer (a festa que viria a ser) a nossa Oktoberfest. O encontro selou o destino de Helmut com o Brasil e com a Oktoberfest Blumenau.

A Helmut Högl Band veio pela primeira vez para Blumnau em 1985, na época Helmuth já era um músico experiente, não só com amplo domínio de palco e público, mas também da parte técnica. Assim, suas apresentações rapidamente se tornaram uma atração imperdível, com um repertório diversificado, um espetáculo de luzes cativante e potentes caixas de som.

Após essa primeira viagem, a banda retornou todos os anos até 1990, sendo que o auge de sua passagem pela festa ocorreu quando Helmut compôs o hino “Hallo Blumenau” em 1987, (embora tenha demorado até 1988 para que a música se tornar amplamente conhecido).

Foi em 88 que a festa viu o público ultrapassar a impressionante marca de 1 milhão de pessoas. Foram registradas 1.009.057 entradas na Proeb e 721.652 litros de chope consumidos, solidificando o lugar de Helmut na história da festa.
Maestro e banda ainda voltaram uma última vez, em 1994.

Em homenagem a sua contribuição a festa, o Setor 1 do Parque Vila Germânica foi batizado de Helmut Högl.

Em 1999, o grupo fez seu último lançamento, um mini-albúm, entitulado ‘Olé, Heute Ist Der Tag Der Münchner Löwen’, onde Helmut declara seu amor pelo TSV 1860 München, time local de futebol, que hoje disputa a terceira divisão da Bundesliga.

Helmut Högl faleceu em 17 de junho de 2000, aos 63 anos, deixando um legado inesquecível em Blumenau. Helmut Högl é lembrado como o maior nome a passar pelos palcos da nossa Oktoberfest, onde deixou sua marca indelével.

Devemos lembrar dele, pela sua obra, que diz: “Schön ist wieder hier bei Euch zu sein, Hier lacht auch bei Regen Sonnenschein” (É bom estar aqui com você novamente, Aqui, mesmo quando chove, o sol brilha).

Helmuth Högl, era bávaro, mas seu coração certamente bateu forte no ritmo brasileiro.

Clay Schulze (@clay.schulze) é Presidente Do Centro Cultural 25 de julho de Blumenau e integrante do Männerchor Liederkranz, Coro Masculino Liederkranz do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau