O golpe do depósito com envelope vazio na venda de carro

Estelionatario-Blumenau-01-04-14_02
Durante fiscalização nesta madrugada na BR-470, em Blumenau, foi abordado um veículo, GM/Vectra Hatch, com um condutor de 30 anos, preso por estelionato.

O veículo era de propriedade de uma terceira pessoa que segundo o motorista seria seu tio e que havia pego emprestado para visitar a filha em Rio dos Cedros . Após consulta ao sistema foi verificado que o condutor possuía 48 passagens por diversos crimes, dentre eles: estelionato, receptação, apropriação indébita, falsificação e furto. Também foi feito contato com o proprietário do veículo que negou a informação de ser o tio do condutor afirmando que havia vendido o veículo ao referido homem.

A equipe intensificou a entrevista com o condutor que confessou aplicar o seguinte golpe no mercado: ele comprava o veículo e depositava na conta do vendedor envelopes vazios em caixas eletrônicos, valor este que apesar de aparecer na conta depositada dependia de compensação no final do dia para efetivamente estar disponível ao favorecido.

Estelionatario-Blumenau-01-04-14_01

Mediante o depósito o condutor sumia com o veículo com finalidade de desmontagem ou clonagem. Segundo o homem o GM/Vectra tinha como destino a entrega a um proprietário de uma boate localizada às margens da rodovia e que o mesmo já havia entregue a este cidadão mais de 30 veículos na mesma situação.

A PRF e Polícia Militar foram no local combinado para a entrega do veículo e detiveram também o dono da boate no momento em que entregou R$ 1.500,00 ao condutor do Vectra.  Com o condutor também foi encontrada uma lista com mais de 25 veículos com nome das respectivas vítimas. O proprietário da boate também foi preso com a quantia de R$ 1.500,00 referente ao pagamento do GM/Vectra.

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Blumenau.

Texto e fotos: Polícia Rodoviária Federal