O Secretário de Turismo e Presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, junto o empresário Valmor Zanetti, fizeram o lançamento oficial do 7º Festival Brasileiro da Cerveja que acontecerá em 2015, no espaço de eventos do SC Gourmet, localizado no Setor 1 da do parque. O festival de 2015, foi reestruturado e teve o número de estandes ampliado.
Histórico
O Festival Brasileiro da Cerveja foi criado para atender à demanda de cervejeiros que se mostravam ávidos por um evento técnico sobre cervejas e pela fomentação dessa cultura em nossa região. Acompanhando a ascendência do Brasil na cena cervejeira mundial, em poucos anos o Festival já se consolidava como o maior evento cervejeiro nacional. Em 2014, a estrutura foi aumentada e seu público visitante cresceu em 47%.
A 7ª edição, que acontece em 2015, aprimora a edição anterior, trazendo uma série de inovações, que vão desde a planta do evento às estratégias de sua divulgação. A Secretaria de Turismo de Blumenau, o Parque Vila Germânica e a Associação Cultural Vila Germânica, organizadores do evento, entendem que as reestruturações tornarão o Festival mais atrativo ao visitante e mais eficaz para o expositor. Um verdadeiro encontro de mestres e amantes de cervejas.
Estrutura para expositores e gastronomia
No ano de 2014, o Festival Brasileiro da Cerveja passou a ocupar dois setores do Parque, redistribuindo seus espaços, ganhando mais áreas gastronômicas e mais um palco para as atrações musicais e culturais. Em 2015, os dois setores serão mantidos, mas os espaços serão redistribuídos, somando um total de 119 stands, 25 a mais do que na edição anterior. São 77 espaços com metragem de 3x4m= e 42 com 4x4m=. Todos disponíveis para cervejarias, importadores, grupos e clubes de cerveja, souvenires, equipamentos para cervejarias e insumos.
A venda dos estandes será feita em lotes e adotando alguns critérios:
1º lote – Vendas serão iniciadas no dia 11 de agosto, estendendo-se até o dia 22 do mesmo mês. Nesta fase, poderão fazer reservas de estandes as cervejarias que participaram do evento em três ou mais edições.
2º lote – As vendas do 2º lote acontecerão no período de 25 de agosto a 5 de setembro. Neste lote os estandes poderão ser reservados exclusivamente por cervejarias que participaram do Festival em até duas edições.
3º lote – Vendas acontecerão entre os dias 8 e 22 de setembro. Neste período e lote é a vez de todos os expositores que não são cervejarias, independente de já terem participado ou não de outras edições do evento, assim como cervejarias que desejam participar pela primeira vez, fazerem sua reserva. Todas as reservas e compra de estandes devem ser feitas pelo site do Festival.
A área gastronômica do Festival Brasileiro da Cerveja 2015 será ampliada.
Agora, serão 3 estandes com medidas de 10x5m, outros 5 espaços com 6x5m e 1 estande com 4x5m. Os estandes foram reformulados, atendendo às solicitações de ampliação de espaço para a melhora da operação interna e atendimento. Além disso, a edição de 2015 conta ainda com outros seis estandes de bebidas não
alcoólicas, que dão suporte à área gastronômica, e mais dois estandes exclusivos para patrocinadores do evento.
3º Concurso Brasileiro de Cervejas
Com o crescimento de mais 90% de inscritos na segunda edição do Concurso, realizada em 2014, e ainda analisando os feedbacks dos que participaram, a coordenação do Concurso já adianta que ele deve passar por readequações. Os processos de inscrição e avaliação são pontos que devem ser reformulados.
O prazo de inscrições para o 3º Concurso Brasileiro de Cervejas inicia no dia 25 de novembro de 2014, seguindo até o dia 30 de janeiro de 2015.
Divulgação e Internacionalização do Festival Brasileiro da Cerveja
O Brasil é considerado o 3º maior fabricante de cerveja em todo o mundo. Nota-se também que sua fama de produtor de boas cervejas, especialmente as artesanais, também ganha corpo em velocidade impressionante. Os organizadores do Festival Brasileiro da Cerveja entendem que o evento tem condições e plena capacidade de mostrar o melhor do universo cervejeiro brasileiro ao mundo todo. Isso, aliado ao fato de ele acontecer em Blumenau, a Capital Brasileira da Cerveja, o deixa em posição privilegiada.
A internacionalização do Festival Brasileiro da Cerveja já teve início este ano, quando aconteceu o intercambio com o Italia Beer Festival, realizado na Itália. A ADB – Associazione Desgustatori Birra, realizadora do evento italiano, ocupou um estande no Festival Brasileiro da Cerveja 2014 e a recíproca ocorreu já no fim do mês de março, na Itália. Nosso evento e cervejas fizeram grandesucesso entre o público italiano e atraíram muita atenção de possíveis expositores europeus.
Ainda este ano, membros da equipe organizadora do FBC visitarão o Great British Beer Festival, realizado no mês de agosto em Londres, no Reino Unido e o Great American Beer Festival, que acontece em outubro, em Denver, nos Estados Unidos. Estas visitas buscam estreitar relacionamentos com cervejarias e afins daquelas localidades, divulgar o Festival Brasileiro e seu
Concurso, com o intuito de trazer profissionais do ramo para conhecerem o nosso evento e, futuramente, exporem suas empresas e produtos em terras brasileiras.
Texto: Ana Matesco