Novos agentes de trânsito recebem curso para operação e manutenção de motosserra em Blumenau

O curso, que capacita os profissionais para o corte e poda de árvores, foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Foto: Guarda Municipal de Trânsito (GMT) de Blumenau

Nesta semana, os novos agentes de trânsito da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) foram capacitados com um curso de operação e manutenção de motosserras. A capacitação que aconteceu na terça e quarta-feira (14 e 15/02/23), deixou os agentes aptos para atuação em casos de obstrução de vias por queda de árvore, situação comum em períodos de verão com fortes temporais como os que atingem os fins de tarde em Blumenau nesta época do ano.

O treinamento foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), no Parque São Francisco de Assis, e contou com 16 horas/aula. Neste período são abordados temas como: segurança e saúde no trabalho, prevenção de acidentes, segurança na operação da motosserra, além do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Para o coordenador da Escola Pública de Trânsito (EPT), Marco Rebello, o curso é muito importante, pois se enquadra nas ações do dia a dia da secretaria de trânsito como em atendimentos de acidentes, desobstruções de via pública, manutenções de sinalização viária, entre outros.

Foto: Guarda Municipal de Trânsito (GMT) de Blumenau

“Nessas aulas teóricas e práticas trabalhamos questões como os cuidados com o meio ambiente, as demonstrações gerais de corte e uso do equipamento; bem como os passos da manutenção diária, semanal e quinzenal das motosserras. Agora os agentes admitidos em julho de 2022 também estão prontos para atuar na derrubada e desgalhe de árvores sempre que necessário, de forma segura. E pela parceria do Corpo de Bombeiros a capacitação nem mesmo gerou custos para o município” destacou Rebello.

Para as atividades práticas, com o manejo adequado do equipamento e corte de árvores no Parque São Francisco de Assis, as atividades são condenadas e autorizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Além dos agentes de trânsito, dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também participaram da capacitação para atuação na unidade da BR-470 em Blumenau.

Com informações de Eduarda Loregian, da SECOM/BNU.

Foto: Guarda Municipal de Trânsito (GMT) de Blumenau