Fotos: Rogério Pires
Na noite desta quarta feira (9), empresário Emil Chartouni (Hotel Oásis Chartouni) assumiu o terceiro mandato como presidente do SIHORBS – Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região. A cerimônia de posse foi realizada nas dependências do restaurante Park Blumenau, contando com a presença de autoridades, empresários, personalidades do trade turístico, além de profissionais da imprensa.
Em seu discurso de posse, ele defendeu a união da classe e a realização de eventos nas diferentes estações do ano como verão, primavera, inverno e outono. Para tanto já existem ações planejadas que devem ser comunicadas nos próximos meses . Um projeto comentado foi o “verão premiado SIHORBS”, que irá abranger todas as cidades que tenham associados ao sindicato. Emil também reforçou a importância da relação com as outras entidades ligadas ao turismo como a Secretaria de Turismo, o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau; AMPE, CDL, entre outros.
Chartouni disse que o sindicato está à disposição de todas as secretarias de turismo das cidades, para ajudar no que puder. “Não adianta só trabalhar Blumenau. Temos que regionalizar o turismo”, comentou. Ele agradeceu à todos os diretores de forma pessoal, pelo retorno à presidência e reforçou que o seu trabalho só acontece através de todos juntos, em uma grande equipe.
Cada presidente, cumpre dois mandatos seguidos de 2 anos, ou seja, de 2015 a 2019. Conversamos com o presidente recém empossado, sobre os projetos para este novo período, substituindo Richard Steinhausen, que sai após 4 anos a frente ao SIHORBS.
OBlumenauense: Nesse terceiro mandato frente ao SIHORBS, o que você sente de diferente em relação aos anteriores?
Durantes os mandatos de 2007 à 2011, Blumenau passava por um período difícil na hotelaria e o turismo. Hotéis estavam fechando, tinham as vistorias do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária, em uma série de problemas que a rede hoteleira enfrentou na época. Nesse segundo momento, todos os hotéis fizeram as suas reformas, adaptações e modernizações. Os que não se atualizaram acabaram fechando e nosso maior desafio agora é capacitar os nossos gestores. Não que eles não estejam atualizados. Mas sempre é bom buscarmos informações externas, cases, situações de outros estados e países; que de certa forma possamos aproveitar na nossa realidade. Temos sempre que pensar global e agir local. Essa é nossa meta para os próximos dois anos .
OBlumenauense: Existe algum projeto que você toma como grande meta para esse novo mandato?
Nosso maior desafio é movimentar nossos negócios, movimentando a categoria através de ações, como por exemplo o projeto citado essa noite, chamado de “Verão premiado SIHORBS”. Essa é uma das propostas que todos em breve conhecerão. Nós temos outras situações também como a temporada de inverno, quando podemos trabalhar a questão das tortas e doces, através de uma ideia chamada Tortenfest. São embriões que estão no campo das ideias, que estamos planejando para que sejam feitas de forma bem estruturada e assim possam dar certo. Nossa meta é movimentar nossas casas e hotéis. Nós temos em janeiro e fevereiro, cerca de 1,5 milhões de pessoas no Litoral. Um público que pode se tornar cliente de toda região do vale. O sindicato contempla hoje 41 municípios e nosso desafio é que os empresários acreditem e participem de nossas ações.
OBlumenauense: Como você vê a parceria da secretaria de turismo em relação ao trabalho que vocês desenvolvem no SIHORBS?
Nosso relacionamento com a secretaria de turismo é a melhor possível.