Uma solenidade às 9h30 deste domingo (27/03/22) vai marcar a formatura da segunda turma do Projeto Fábrica de Gaiteiros em Blumenau. O evento será realizado no Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava, onde é realizado em parceria com o Instituto Renato Borghetti. Os 35 alunos iniciaram as aulas em março de 2021.
A solenidade contará com a presença do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt; da vice-prefeita Maria Regina Soar; do Intendente Distrital Leandro Índio da Silva; de secretários municipais, demais autoridades e representantes das Escolas do Distrito mais alemão da cidade.
As aulas de gaitas ofertadas no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava contam com a participação de aproximadamente 50 alunos, os encontros são semanais com duração de uma hora, nas quartas-feiras, durante um ano. O objetivo da ação é promover a cultura por meio da formação com acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na Região Sul do Brasil como gaita de oito baixos.
O idealizador do projeto Renato Borghetti que estará presente no evento, destaca sua identificação com a cidade. “Em Blumenau, nas gaitas Hering, foi fabricada a primeira gaita que tive acesso no início de minha carreira. E Blumenau foi também pioneira, sendo a segunda cidade de Santa Catarina a receber este projeto, que ganha ainda mais relevância na Vila Itoupava, onde há forte tradição com gaitas devido a cultura germânica”, afirma.
Durante o encontro, também será feita a assinatura da construção de um anexo ao Salão Kunze. Em seguida, ocorre o plantio de 40 mudas de ipê roxo, árvore símbolo da cidade de Blumenau, em comemoração ao primeiro aniversário do Parque Natural Municipal Claus Feldmann. Além do lançamento do novo edital com mais 50 vagas para a terceira turma do Projeto Fábrica de Gaiteiros, para 2022.
Projeto Fábrica de Gaiteiros
A primeira formatura do projeto aconteceu no ano de 2021, com cerca de 35 alunos, sendo que destes, 28 foram reconduzidos para o segundo ano de formação contínua. A iniciativa é promovida em Blumenau pelo segundo ano consecutivo por meio de convênio com o Instituto Renato Borghetti. Os recursos para custeio da ação são provenientes do Fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Fumdevi) vinculado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Comdevi).
Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava (CTC)
A unidade, vinculada atualmente à intendência da Vila Itoupava, tem como objetivo o estudo e o incentivo à proteção ao meio ambiente paisagístico, arquitetônico, historio, turístico e cultural da região. Além disso, busca a promoção e o fomento da cultura e do turismo como ferramentas para o desenvolvimento econômico sustentável da região. O CTC foi criado em 27 de junho de 2001 pela Lei Complementar Municipal 318.
Com informações de João Vitor Korc, da SECOM/BNU
Confira uma entrevista produzida pelo portal OBlumenauense no dia 27 de outubro de 2021.