Nova ponte na Rua 7 de Setembro será liberada neste sábado (29/03) em Blumenau

Estrutura com 50 metros de extensão e três faixas por sentido recebeu o nome de Marcos Henrique Buechler; investimento foi de R$ 3,7 milhões.

Foto: Michele Lamin [PMB]

Blumenau ganha neste sábado (29/03/25) mais uma ponte para melhorar a mobilidade urbana da cidade. A nova estrutura, construída sobre o Ribeirão da Velha, na Rua 7 de Setembro, será liberada ao trânsito a partir das 10h e recebeu o nome de Marcos Henrique Buechler, em homenagem a uma figura importante da história local e estadual.

A ponte tem 50 metros de comprimento por 15 metros de largura e conta com três faixas de rolamento, permitindo o tráfego em direção às ruas 7 de Setembro e Clara Mantau, formando um sistema binário com a ponte já existente. Esta última, por sua vez, passará a operar com três faixas no sentido oposto, em direção à Rua Antônio da Veiga.

O investimento total foi de R$ 3,7 milhões, viabilizado por meio de convênio entre a Prefeitura de Blumenau e o Governo do Estado. Segundo o secretário de Obras, Dirk Reiter, a nova ponte deve ampliar a capacidade de escoamento e, somada aos ajustes nos tempos dos semáforos, contribuir para melhorar a fluidez no trânsito na região central da cidade.

Além da liberação da ponte, algumas intervenções nos arredores ainda serão feitas, como a adequação de canteiros e a pintura da sinalização viária.

Quem foi Marcos Henrique Buechler

Natural de Florianópolis, mas radicado em Blumenau, Marcos Henrique Buechler teve uma trajetória marcante no setor público e privado. Formado técnico em Contabilidade, lecionou no Colégio Santo Antônio e trabalhou em instituições como o Banco Agrícola e Mercantil e o Banco Nacional do Paraná e em Santa Catarina.

Também integrou a Junta Administrativa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE), foi diretor-superintendente da Eletro Aço e da Weg Transformadores. Entre 1975 e 1979, foi vice-governador de Santa Catarina, na gestão de Antônio Carlos Konder Reis, assumindo interinamente o governo estadual em três ocasiões.

Depois disso, atuou como assessor na Auto Viação Catarinense, onde apoiou a Oktoberfest com o transporte de bandas alemãs e da banda do 23º Batalhão de Infantaria (BI). Foi um dos fundadores da Sociedade dos Amigos do Batalhão 23º BI, ocupando cargos de vice-presidente e presidente, e também foi vice-presidente da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB).

Marcos nasceu em 26 de outubro de 1940 e faleceu em 9 de outubro de 1997. Deixou quatro filhos, sete netos e cinco bisnetas.