Rander Alves, egresso do curso de Matemática da Universidade Regional de Blumenau (FURB), desenvolveu uma nova forma de demonstrar o Teorema de Pitágoras, uma das proposições mais fundamentais e conhecidas da Matemática. Formado em 2020, Alves começou a lecionar em escolas de Ensino Fundamental e Médio no ano seguinte, quando percebeu a importância de criar demonstrações que tornassem conceitos abstratos mais acessíveis e interessantes para os alunos.
O Teorema de Pitágoras estabelece a relação entre os lados de um triângulo retângulo, sendo geralmente explicado através da visualização de três quadrados formados a partir dos lados do triângulo. A soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos é igual à área do quadrado construído sobre a hipotenusa. No entanto, Alves foi além dessa abordagem tradicional, imaginando uma nova forma de representar o teorema.
A demonstração proposta por Rander Alves envolve a adição de quatro retas e duas semirretas à figura original do triângulo, criando uma composição de quadrados, retângulos e triângulos retângulos dentro de um grande retângulo. Através do cálculo das áreas dessas figuras, ele chega à mesma conclusão do teorema: a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Segundo Alves, essa nova forma de demonstração facilita a compreensão dos alunos, permitindo que eles vejam claramente a verdade matemática por trás da proposição.
A inovação de Alves não apenas despertou o interesse dos estudantes, mas também chamou a atenção do professor Nelson Hein, coordenador do curso de Matemática da FURB. Hein elogiou a abordagem original e sugeriu que a nova demonstração seja submetida a um periódico científico da área, destacando que, embora existam mais de 800 formas conhecidas de demonstrar o Teorema de Pitágoras, a contribuição de Alves oferece uma nova perspectiva que enriquece o entendimento do teorema.
Além da aplicabilidade do teorema em áreas como engenharia, construção civil e aviação, o professor Hein ressaltou a importância de enxergar a Matemática como uma ferramenta para aprender a pensar sobre o mundo. Ele destacou que a educação verdadeira se constrói ao longo do tempo, como demonstrado pelo percurso de Rander Alves, que, mesmo após sua formação, continua contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento matemático.
Confira a entrevista no vídeo com a proposta: