Fotos: Belisário Rolda
Uma cozinha inspirada na culinária do Oriente Médio, que oferece esfihas turcas, shawarmas, porções de falafel, kibes, entre outros. O Yali é um novo restaurante de comida árabe, turca e libanesa.
Localizado na Rua João Pessoa, próximo à Vila Germânica, o local tem espaço para 40 pessoas, 30 no salão e 10 na varanda. A elaboração do cardápio foi realizada pelo engenheiro e hoje chefe de cozinha, Gustavo Masetti, formado em Gastronomia pelo Senac, em São Paulo.
Ele é sócio de Rafael Corbella e tudo começou com a proposta de um food truck em 2017. Na época foram criados a marca, o conceito e os pratos. Além de Blumenau, o veículo percorreu nos últimos dois anos Jaraguá do Sul e cidades do Litoral Norte catarinense.
“Nosso cardápio hoje tem várias opções. Para os que apreciam uma boa carne, servimos Kibe cru, Kibe assado, Kibe frito, Kafta bovina e de cordeiro. Temos também opções vegetarianas e veganas como Falafel que pode ser pedido em porção ou como recheio do Shawarma. As saladas libanesas Tabule e Fatuche são uma ótima opção e caem muito bem com pão sírio e o trio de pastas, Coalhada seca, Homus e Babaganuch”, afirma Masetti.
Entre os drinks oferecidos na casa, vale o destaque para o feito com espuma cremosa e um aroma delicioso de limão, e a esfiha de maçã com sorvete e o milk-shake de pistache.
O restaurante abre de terça a sábado, a partir das 18h e conta com sistema de autoatendimento através de tablets nas mesas. Assim o cardápio pode ser visto com calma. “Escolhemos o sistema Goomer após uma ótima experiência em um restaurante de Florianópolis. Sempre me deparei com esta tecnologia em vários locais, mas até então não tinha encontrado um que funcionasse como este”, explica Corbella.
A operação com o food truck foi encerrada em dezembro de 2018. Em junho eles começaram a reformar o imóvel na João Pessoa, e em janeiro de 2019, as portas do restaurante foram abertas.