Fotos: Luciano Bernz
Em cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura, assumiu a nova diretoria da Academia de Letras de Blumenau. A cerimônia de posse começou às 19h desta quarta-feira (25), e contou com a presença de autoridades e pessoas ligadas à cultura.
O jornalista, produtor cultural e professor universitário, Rodrigo Ramos; tomou posse como novo presidente e a escritora, produtora cultural Raquel Furtado é a vice. Com mandato de dois anos, a composição da nova diretoria deverá acontecer na primeira reunião ordinária do novo presidente ainda no mês de março. Quem deixa o cargo da presidência é a escritora e poetisa Doroty de Brito Steill.
Luciano Bernz acompanhou a posse e entrevistou Rodrigo, que deu uma rápida ideia de como será essa nova gestão que ele e a Raquel assumem até 2016.
OBlumenauense: Rodrigo, você recebeu a noticia que iria assumir a presidência da Academia de Letras de Blumenau com surpresa ou já previa isso?
Rodrigo Ramos: Eu recebi a noticia com muita surpresa mesmo. Achava que ainda não era a minha vez, inclusive conversei com uns amigos, mas diante da condução das atividades, acabei aceitando o desafio. Fico muito orgulhoso por poder representar os demais colegas confrades da Academia de Letras. Espero poder corresponder à altura de tão nobre academia, com tantos colegas queridos, profissionais e gente bacana que atua na área literária. São mestres e doutores que buscam desenvolver suas produções literárias, principalmente nas academias das universidades e instituições de ensino.
OBlumenauense: Já existem projetos para a nova diretoria que assume a academia hoje?
Rodrigo Ramos: Queremos nos desenvolver como entidade nessa gestão. Será um mandato de dois anos, um projeto de aproximação e reaproximação junto à comunidade de Blumenau com nossas ações.
OBlumenauense: O que você considera o maior desafio para atingir esses objetivos?
Rodrigo Ramos: Acho que é a parceria com a comunidade. Nós estamos aqui de braços abertos e mãos estendidas. Esperamos desenvolver algumas ações no município e ter essa reciprocidade da comunidade.
OBlumenauense: Que ações simples poderiam estimular a leitura e produção literária em nossa cidade?
Rodrigo Ramos: Nós já temos algumas ações sendo realizadas no município, como o presidente da Fundação Cultural, Silvio Zimmermann colocou em seu discurso. O PAC da literatura por exemplo, é realizado com muito sucesso, assim como o projeto Tom e Poesia que é internacionalmente conhecido, além das sociedades e agremiações. Vamos fortalecer as ações, que muitas vezes acontece de forma isolada.
No próximo dia 14 de Março, teremos nossa primeira ação conjunta que acontece na Praça do Escritor, situada na Avenida Castelo Branco, no prédio da antiga delegacia regional. Em parceria com a sociedade dos escritores, iremos desenvolver um dia com ações como, integração, poesia, literatura, distribuição de livros, declamação de poemas. Queremos revitalizar um espaço que é de todos e desconhecidos por muitos. Nós temos na cidade uma praça que é dedicada à poesia, então vamos usá-la.
Seguem as fotos de Luciano Bernz