No dia 24 de julho de 2024, Blumenau ganhou um novo bar: o Bico Fino. O empreendimento, comandado pelo chef Júlio Pablo, conta com a experiência de Fábio Wollstein na gestão, contratado para aplicar seu conhecimento em botecos. O estabelecimento está localizado no subsolo da Rua Almirante Tamandaré, nº 488, no bairro Vila Nova, ao lado do Tamandaré Food Park.
Fábio é conhecido por ter sido dono do Butequim Wollstein, aberto em 2007 e fechado em 2020, durante a pandemia de Covid-19. O nome do bar foi inspirado em seu cachorro, amigo fiel que trouxe muitas alegrias durante 14 anos e, infelizmente, morreu uma semana depois da inauguração. Pablo decidiu fazer essa homenagem para lembrar uma atmosfera acolhedora, onde cada detalhe pretende remeter a uma nova história de afeto e parceria.
O cardápio do Bico Fino traz petiscos que vão desde croquetes artesanais de costela até dadinhos de tapioca com geleia de pimenta, além de burgers, choripán e a famosa gamela de tiras de mignon acebolado. Para acompanhar, as “iguarias líquidas” incluem chope gelado, drinks clássicos como Negroni e Mojito, e caipirinhas com toques especiais, como a de tangerina com manjericão. E tudo isso sem cobrança de 10% de taxa de serviço — aqui, o couvert artístico é uma parceria com a boa música e o clima relaxante.
Antes de descer a escada que leva ao subsolo, há uma pequena área externa, com mesas ao ar livre cercadas por plantas pendentes. As luminárias criam uma atmosfera aconchegante, deixando o espaço agradável para observar (sozinho ou acompanhado) o movimento na calçada e no fook park ao lado. No verão que está chegando, pode até surgir uma brisa refrescante para deixar ainda melhor as noites blumenauenses.
Já no interior, a decoração segue o estilo rústico e boêmio. Paredes de tijolos aparentes, obras de arte vibrantes e um mix de objetos de decoração que remetem à cultura latino-americana criam um clima intimista e cheio de personalidade. Mesas pequenas, bem distribuídas pelo salão, fazem com que os clientes se sintam em um ambiente familiar e informal.
As luzes baixas e a presença de detalhes musicais, como guitarras e ilustrações de músicos, reforçam o espírito de um bar. A música ao vivo é parte essencial da experiência, complementando o clima descontraído e proporcionando noites animadas.