A partir de segunda-feira (19), começou uma exposição no Neumarkt Shopping, mostrando nove modelos que pertencem aos integrantes do grupo Pomer Volks. Na praça de eventos você pode conferir desde algumas relíquias do Clube de Fuscas de Pomerode, até a nova versão fornecida pela concessionária de veículos Breitkopf. Aliás, no 20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca.
Quem não tem uma história com o Fusca?
Apesar do veículo criado na década de 30 não ser mais produzido, uma boa parte dos brasileiros já teve o seu Fusca. Eu pessoalmente tive várias histórias com o Fusca 1966 de meu pai. Foi nele que eu aprendi a dirigir, além das várias situações inesquecíveis que passei com ele. Quem tem o seu, dificilmente vende, tal é a relação de carinho que tem com o veículo.
O primeiro modelo produzido em terras brasileiras foi lançado em 1959, fazendo poucas modificações ao projeto de Ferdinand Porsche, lançado 20 anos antes na Alemanha. Em 1986, a Volkswagen desistiu de fabricá-lo, alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser ainda um dos 12 carros mais vendidos daquela época.
Há alguns anos atrás foi lançada uma versão chamada New Beetle, um carro mais esportivo e bem meno$$ popular. Em 2014, um novo modelo foi lançado, agora voltando ao nome/marca em que ficou conhecido no Brasil: Fusca.
Confira os carros que estarão na exposição:
Fusca 1954 – Importando da Alemanha. É muito apreciado e valorizado no mercado de antigos, chegando a valer o preço de dois carros populares. Seu maior diferencial é a janela traseira em formato Oval, motor 1200 e pisca na coluna do carro.
Fusca 1966 – Placa Preta. Em 1966 houve mudanças na caixa de marcha e no distribuidor. Com motor 1200 o exemplar tem mais de 90% de originalidade, sendo assim reconhecido pela placa preta.
Fusca 1971 – Primeiro fusca fabricado com motorização 1500, mais conhecido como Fuscão. Nesse ano, um incêndio destrói o setor de pintura da fábrica, interrompendo a produção, alguns carros sobrevivem ao incêndio, que é o caso deste exemplar.
Fusca 1972 – A Volkswagen do Brasil atinge a produção de 1 milhão de Fuscas. Ganha novo interruptor de luzes indicadoras de direção. O exemplar exposto está alterado com rodas importadas e um estilo esportivo.
Fusca 1974 – O motor 1.600 cc (65cv) passa a ser opção para o Fusca. As vendas do carro batem recorde, com 237.323 unidades no ano, número que nunca seria superado.
Fusca 1976 – Em 1976 é lançada a versão 1.300-L. O perfil entre o quebra-vento e o vidro dianteiro deixa de ser cromado.
Fusca 1986 – Em 1986, com a decisão da Volkswagen do Brasil de encerrar a produção, foi designada como “Última Série” as 850 últimas unidades fabricadas, que vieram numeradas no para-brisa de 000 a 850.
New Beetle – O New Beetle nasceu como um estudo de design, que recebeu o nome-código Concept 1. Em 1998, o mundo conheceu o New Beetle, com formas idênticas ao antigo modelo, porém, com mecânica, suspensão e plataforma do Volkswagen Golf de 4ª geração.
Fusca zero kilômetro – Numa ação ousada, a Volkswagen retomou o antigo nome do carro no país. Além de tornar o design do Fusca mais interessante, também fez o carro se tornar um legítimo esportivo. Seu motor é o mesmo aplicado em modelos como o Jetta TSI e Tiguan.
Exposição de fuscas
Local: Praça de Eventos do Neumarkt Shopping
Data: de 19/01 a 6/02, das 10h às 22h
Entrada gratuita