As previsões de chuvas intensas entre final da tarde de sexta-feira e sábado (17 e 18/11/23), acabaram não se confirmando, ajudando definitivamente na queda do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau.
O pico foi atingido às 11h de sexta (17), quando estava com 9,14 metros. Desde então, baixou 84 centímetros, de acordo com a medição das 11h deste sábado (18), quando marcava 8,30 metros. A média de queda nestas 24h foi de 3,4 centímetros por hora.
Pouca chuva nas últimas 12h
De acordo com os dados de monitoramento online do sistema AlertaBlu, entre às 23h30 (sexta) e 11h30 (sábado) choveu em média 0,99 mm no município. Nesse período, as estações que registraram os maiores volumes foram Itoupavazinha (2 mm); Nova Rússia (1,6 mm) e Vila Itoupava (1,4 mm).
Outras estações: Itoupava Central / Jordão / Tatutiba (1,2 mm cada); Coripós (1 mm); Fidelis (1 mm); Nova Esperança (1 mm); Velha Central (0,8 mm); Vorstadt (0,8 mm); Glória / Parque Ramiro Ruediger / Ponte Adolfo Konder / Velha Grande (0,6 mm cada) e Araranguá (0,2 mm).
Previsão do tempo
Ao longo da manhã deste sábado (18/11/23), o sol apareceu em meio a variação de nuvens e a temperatura aumentou rapidamente, trazendo uma sensação de calor e abafamento. A máxima pode chegar a 34°C.
A partir do final da manhã, a atuação de áreas alongadas de baixa pressão e posteriormente a passagem de uma frente fria sobre o estado, favorece a condição para pancadas isoladas de chuva com trovoadas. Há risco para temporais isolados acompanhados de descargas elétricas e chuva intensa em curto espaço de tempo.
Na atualização do AlertaBlu das 11h30, a estação do Parque Ramiro Ruediger marcava 27,6°C, com sensação térmica de 30,2°C. Já a temperatura mínima oficial do município foi registrada às 5h, quando fez 21,3°C. A umidade relativa do ar estava em 72,4% e a previsão indica fraco de quadrante oeste.
Domingo (19)
O dia começa com a presença de sol em meio a variação de nuvens. A partir da tarde, a atuação do transporte de umidade do oceano favorece o aumento da nebulosidade juntamente com a condição para chuva fraca e isolada. A temperatura mínima não deve ficar abaixo de 18°C e a máxima acima de 24°C.Vento fraco de oeste passando para leste.
Segunda-feira (20)
A presença de um ar mais seco favorece a presença de sol em meio a variação de nuvens ao longo do dia. Há condição para a ocorrência de chuvisco fraco e isolado nos extremos do dia, devido a presença do transporte de umidade do mar. De acordo com o AlertaBlu, a temperatura mínima prevista deve ficar próxima de 19°C, e a máxima de 23°C. Vento fraco de oeste passando para leste.
Terça-feira (21)
Ao longo do dia, o sol aparece em meio a variação de nuvens, trazendo uma sensação de calor. A partir do final da tarde tem condição para pancadas isoladas de chuva, devido a atuação de áreas alongadas de baixa pressão.
Quarta-feira (22)
O dia começa com a presença de sol em meio a variação de nuvens e a tarde fica bastante aquecida. Entre a tarde e noite, a passagem de uma frente fria favorece a condição para pancadas isoladas de chuva com trovoadas.
Fonte: AlertaBlu