As chuvas nos últimos três dias aumentam não só o nível do Rio Itajaí-Açu, mas a preocupação dos blumenauense em relação às cheias. O pico foi às 8h desta segunda-feira (28/11/22) quando chegou a 4,85 metros. Desde então baixou 88 centímetros, segundo a medição das 17h.
O ritmo é lento, mas tem sido para menos. É o que importa. A barragem de Ituporanga está com todas as 5 comportas abertas e apenas 0,38% ocupada. Já a de Taió, tem apenas uma das 6 fechadas e a taxa de ocupação é de 2,07%.
O nível do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul não está sendo atualizado no site da Defesa Civil do município, tanto que o último registro foi às 7h, quando estava 2,17 metros. São informações importantes que nos deixam um pouco mais tranquilos.
A média de chuva das últimas 12h (medição das 17h15) foi de 4,25 mm. As estações que registraram maior volume de chuva foram as Jordão (9 mm); Nova Rússia (8,8 mm); Nova Esperança (8,8 mm); Fidelis (6,8 mm); Itoupava Central (4 mm) e Vila Itoupava (4 mm).
Na terça-feira (29), o tempo permanece instável em Blumenau. O vórtice ciclônico nos médios níveis da atmosfera segue intensificando a circulação marítima, mantendo o céu encoberto com condição para chuva persistente de intensidade entre fraca a moderada que ocorre a qualquer momento do dia. A temperatura permanecerá agradável, com mínima e máxima oscilando entre 22°C e 27°C. Vento fraco de leste/sudeste.