Até a manhã desta segunda-feira (28) a Defesa Civil de Rio do Sul, ainda não havia contabilizado o total de pessoas que ficaram desalojadas em função das cheias na cidade. Nos três abrigos haviam 130 pessoas e pelo menos oito bairros tiveram problemas com alagamentos.
Nos bairros Bela Aliança e Canoas, dois CEIs (Dea Bornhausen e Pedro dos Santos) do município estavam com problemas de acesso, em função dos alagamentos, por isso devem permanecer fechadas nesta segunda. No bairro Barragem, uma UBS (Unidade Básica de Saúde) estará sem atividade durante o dia.
O pico do nível no Rio Itajaí-Açú em Rio do Sul, foi atingido às 19 horas deste domingo (27), com 7,23 m. Desde lá, o rio tem baixado lentamente, e às 10h desta segunda marcava 7,18m, deixando a cidade ainda em estado de emergência. Isso significa que em 15 horas, baixou apenas 5cm. A Barragem Sul, de Ituporanga, que tem influência direta no município, estava com três comportas abertas e duas fechadas. Já a Barragem Oeste, localizada em Taió, estava com somente uma das comportas abertas e as outras seis fechadas.
O tempo deve permanecer estável nesta segunda, com predomínio de sol entre algumas nuvens em todas as regiões de SC, devido a atuação de uma massa de ar seco e frio sobre o Sul do Brasil.