Os turistas que esperaram para ver a neve em terras brasileiras, na cidade de São Joaquim (SC), região serrana, acertaram na aposta. Os floquinhos brancos caíram por volta das 5h, quando a temperatura estava em -1,5°C. Essa não foi a mais baixa no dia, já que ela chegou a -3,5°C. O portal São Joaquim Online registrou esse momento esperado.
Foi na região Sul de SC, que a maioria dos termômetros ficaram abaixo ou próximo do zero grau. No Morro da Igreja, às 7h, a temperatura chegou a -5,4°C. Em Urupema fez -5,2°C no Morro das Torres, -3,6°C em Urubici e -0,6°C em Painel. No Oeste do Estado, o município de Água Doce registrou -1,8°C.
Em Blumenau, todos sentiram já neste sábado (16) a chegada da massa de ar frio e seco que chegou ao estado. Longe do frio que ocorreu na serra, nossa temperatura mais baixa na cidade foi registrada pelo AlertaBlu na estação do Parque Ramiro Ruediger às 6h, com 9,8°C. Na área rural ela deve ter sido menor.
A umidade relativa do ar está bastante baixa em Blumenau: 38,1% às 11h. A Organização Mundial de Saúde (OMS), considera aceitável estar acima dos 30%. Isso requer cuidados, principalmente com as pessoas que têm ou tiveram sintomas de doenças do aparelho respiratório.
O ressecamento pode causar até sangramentos no nariz. Por isso uma boa dica para quem rinite e sinusite é o uso de soro fisiológico para hidratar as narinas. Com menos umidade, a pele também sofre e é recomendado o uso de algum hidratante.