Temperatura e sensação térmica elevadas são características comuns do verão no Vale do Itajaí. O verão, que teve início dia 22/12/15, está sendo influenciado pelo Fenômeno oceânico-atmosférico El Niño. Por consequência, até o momento, está sendo caracterizado pela maior disponibilidade de umidade na atmosfera que resulta em presença de nebulosidade e temperaturas mais elevadas, principalmente as mínimas, com noite e madrugadas de sensação de ar abafado.
Isto ocorre devido à grande cobertura de nuvens, que dificulta que a radiação solar absorvida pela superfície durante o dia, seja transferida para camadas mais elevadas da atmosfera durante a noite, resultando em madrugadas abafadas e temperaturas acima da média.
Com relação às temperaturas máximas, o maior valor registrado até agora neste verão e a maior sensação térmica foram 37,9°C e 43,9°C respectivamente, ambas registradas no dia 30/12/2015.
Na Figura1, são apresentadas as temperaturas máximas desde o início do verão até o dia 13/01 em Blumenau. Na maior parte dos dias, a sensação térmica registrada foi mais elevada do que a temperatura devido à alta umidade relativa do ar, com diferença próxima a 10°C em algumas ocasiões.
Mesmo que já esteja próximo de completar um mês da estação de verão, somente nesta última semana (a partir de 11/01) é que o sol voltou a predominar em Blumenau, o que favoreceu a ocorrência de dias quentes em sequencia, com máximas acima de 35°C e sensação de calor ainda maior (Figura1). As noites também não foram muito agradáveis, pois as temperaturas se mantiveram mais elevadas que o normal, com mínimas variando entre 21 e 25°C.
As informações foram divulgadas nesta tarde pelos meteorologistas Gustavo Verardo e Francine Sacco, do AlertaBlu.