Neste domingo (15) pode acontecer a maior manifestação da história de Blumenau

cartaz-impeachment-Dilma
Capa utilizada pelo Movimento Brasil Livre, na página de Facebook do evento

Se todas as mais de 12 mil pessoas (até hoje) que confirmaram a presença no protesto em Blumenau do Movimento Brasil Livre (MBL), forem neste domingo (15), será o maior que já tivemos. Está marcado para iniciar às 16h, na Praça Victor Konder, em frente da Prefeitura de Blumenau. A intenção é ser um movimento apartidário, só que é natural a oposição ao governo apoiar. Mas a organização não partiu deles e sim pelas redes sociais.

A manifestação faz parte de uma mobilização nacional, que incluirá várias capitais brasileiras e 14 cidades catarinenses.  No Vale do Itajaí as cidades de Timbó, Gaspar, Itajaí e Brusque. Os outros municípios catarinenses são Rio do Sul, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Lages, Criciúma, Tubarão e Xanxerê.

Quando o movimento surgiu, a motivação principal era o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mas nesse caldeirão de insatisfação, os ânimos fervem com os recentes casos de corrupção (Operação Lava Jatos), os aumentos de energia, combustíveis, entre outras.

Nesta quarta-feira (11), após o ministro José Antonio Dias Toffoli aceitar o convite para presidir a análise dos inquéritos e depois processos contra políticos acusados de participação nos desvios da operação lava jato. Nela são citados vários políticos ligados a partidos como PT e PMDB, citados nas delações premiadas. Justo Toffoli, que já foi advogado eleitoral do PT e assessor da casa civil do governo presidente Lula. Nas redes sociais, a comparação mais comum, é a expressão popular “a raposa cuidará do galinheiro”.

 

Protesto impeachment 31-10-14 (15)
Protesto pelo impeachment de Dilma em Blumenau, no dia 31/10/14 | Foto: Luciano Bernz

Em Blumenau já aconteceram outros protestos em 2015 e no ano passado, mas nenhum teve um apoio de outros segmentos da sociedade como esse. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Blumenau, a Intersindical Patronal de Blumenau e Região e o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex) confirmaram o apoio ao movimento. A Associação Empresarial de Blumenau (Acib) emitiu um comunicado em seu site convocando os associados, para apoiar a manifestação.

 

trajeto-Protesto_15-03-15

Trajeto:

A manifestação sairá da prefeitura, seguirá pela Rua Amadeu da Luz em direção a rua Sete de setembro, de onde irão até em frente do Supermercado Angeloni da Fonte. De lá seguirão pela Rua das Palmeiras pela contramão. Quando chegarem em frente da Câmara Municipal de Vereadores,  irão cantar o hino nacional e voltam para a prefeitura pela Avenida Beira Rio. A organização pede que ao chegar na prefeitura, saiam da Beira Rio, e se concentrem na Praça Victor Konder para o SETERB liberar o trânsito.

 

Foto: soldado Adriana Fernanda Beltrame
Foto: soldado Adriana Fernanda Beltrame

A Polícia Militar de Blumenau se reuniu com os organizadores do protesto para que a manifestação possa transcorrer com toda segurança possível. Eles passaram algumas dicas importantes para quem irá participar:

  • A Polícia Militar apoia a população em todos os seus atos democráticos em prol da sociedade;
  • Dessa forma, orientamos os manifestantes que ao se dirigirem para o manifesto o façam com o objetivo de protestar PACIFICAMENTE e em benefício da PÁTRIA, de forma APARTIDÁRIA. No sentido de expressar OPINIÃO, de indignação, por intermédio de cartazes, cantos, palavras de ordem, etc;
  • Não levar bolsas ou mochilas;
  • Não utilizar máscaras;
  • Manter distância de vândalos, e se possível comunicar a ação deles para que a PM possa agir;
  • Não utilizar fogos de artifício;
  • Caso percebam qualquer infração penal que comuniquem imediatamente a PM para providências;
  • Se vestir com as cores do símbolo nacional (verde, amarelo, azul e branco);
  • Não interfiram em ações policiais, principalmente quando em prisões pelo cometimento de crimes ou contravenções penais, ainda que de forma repressiva;
  • Se afastar de qualquer ação violenta ou tumultos;
  • Evitar ao máximo aceitar provocações de quaisquer naturezas.
  • Por fim, a Polícia Militar estará presente e APOIA todo e qualquer tipo de manifestação que busque reivindicações de forma PACÍFICA. No entanto, os atos de vandalismo e da quebra da Ordem Pública serão contidos visando garantir a segurança e o bem estar da população.

 

Manifestações da CUT e MST

Grupos ligados à esquerda brasileira, já se mobilizam. Para sexta-feira (13) por exemplo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT),  convocou uma espécie de anti-protesto às manifestações programadas para domingo. Em Santa Catarina, ela está programada para acontecer em Florianópolis, na praça da Catedral. A bandeira levantada é em defesa da Petrobras, da democracia e dos direitos dos trabalhadores. Os manifestantes também irão  Medidas Provisórias 664 e 665, que estabeleceram as novas regras do seguro-desemprego, estarão na pauta dos manifestantes.

 

Manifestacao-MST

O MST (Movimento dos Sem Terra) também está promovendo protestos que mobilizam mais de 30 mil pessoas pelo país, e fazem parte das agendas da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas e da Jornada Unitária do Campo. Muita coincidência as datas não? Segundo divulgado pela Agência Nacional, entre as ações, estão o bloqueio de rodovias e a ocupação de propriedade rurais, prédios públicos e agências bancárias.

OBlumenauense estará acompanhando de perto, todos os fatos, como tem feito na maioria das manifestações da cidade, seja qual for a entidade que promove.