Nesta segunda-feira, dia 8, motoristas, cobradores e profissionais da empresa concessionária do transporte coletivo de Blumenau, envolvidos na operação, começaram a ser testados para o Coronavírus (Covid-19).
Com a entrega dos 15 mil testes rápidos, adquiridos pela administração municipal e o anúncio do retorno das atividades do Transporte Coletivo, previsto para a próxima segunda-feira, dia 15, todos os 1.100 funcionários serão submetidos ao teste ao longo da semana. Somente nesta segunda, 209 funcionários fizeram o teste e todos testaram negativo para Coronavírus.
Segundo Lairto Leite, secretário da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), a iniciativa para a testagem de todos os funcionários tem como objetivo garantir mais segurança sanitária na retomada dos serviços.
“Com o retorno do Transporte Coletivo buscamos garantir ao máximo a segurança de todos os funcionários e da população como um todo. Por isso estabelecemos a testagem de todos como uma obrigatoriedade, para que só assim, seja possível o retorno das atividades” ressalta Lairto.
Testes rápidos
Com os testes rápidos, o resultado fica pronto entre 15 e 30 minutos. Os detectados devem permanecer sete dias em isolamento domiciliar, retornando ao trabalho ao fim do atestado, caso não apresentem nenhum sintoma após 72 horas. Caso o paciente continue apresentando sintomas, ele deverá retornar ao médico para uma segunda avaliação e se for o caso, receberá um novo atestado.
Por Eduarda Loregian [PMB]