Por Claus Jensen
Os brasileiros já estavam comovidos com as imagens da homenagem que os colombianos prestaram às vítimas da queda do avião da empresa Lamia, próximo ao aeroporto de Medellín.
No campo do estádio Atanasio Girardot Sports Complex, onde iria ocorrer a final do jogo que definiria o campeão sul americano de futebol, estava o adversário Club Atlético Nacional, da Colômbia. As cores pelo estádio não eram do time anfitrião e sim do adversário, que neste momento de dor, mostrou uma solidariedade poucas vezes vistas na história no mundo do futebol. Fez questão de dar o título ao Chapecoense. Não houve autoridade ou pessoa que segurasse a emoção. Pelo mundo, monumentos históricos e times de expressão mundial, ficaram verdes.
Desde a manhã deste sábado (3/12), a maior rede de televisão do Brasil transmite ao vivo em cadeia nacional, a cobertura desde a chegada dos 50 caixões pelos aviões da FAB em solo chapecoense, até seu trajeto à Arena Condá. Um momento único, registrando a presença do presidente da república, Michel Temer; o técnico da seleção brasileira, Tite (Adenor Leonardo Bachi); governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; presidentes da FIFA, Gianni Infantino; e da CBF, Marco Polo Del Nero. A lista é enorme e inclui o embaixador da Colômbia, Maria Elvira Pombo Holguon, além de tantas outras pessoas que vieram para a despedida como ex-âncora do Jornal Nacional, Cid Moreira.
O céu, triste, em forma de chuva se misturou com as lágrimas derramadas pelo povo da cidade e torcedores espalhados pela Arena Condá, com espaço para 19 mil pessoas. No centro do gramado verde, cor da Chape, tendas brancas abrigavam os familiares e amigos dos jogadores mortos. Nas palavras do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o agradecimento ao povo e autoridades colombianas com a camisa do Club Atlético Nacional.
Não me lembro em toda história do esporte, uma manifestação mundial por um time de futebol. Foi desde uma grande banda de rock até presidentes de países. Homenagens antes de partidas importantes, enfim … aquilo que temos acompanhado pela mídia.
Confira ao vivo a transmissão da cerimônia direto da Arena Condá
Imagens: TV Globo