Promover o acesso a coleta, afastamento e tratamento de esgoto faz parte do compromisso da BRK, concessionária responsável pelos serviços em Blumenau, com a população. E, ao longo de todo esse processo existem mulheres que atuam para garantir que cada vez mais blumenauenses tenham acesso ao serviço, melhorando assim a qualidade de vida deles e transformando realidades.
É o caso da Jaqueline Barboza, assistente de apoio operacional na área de manutenção de redes – responsável por realizar reparos, lavagem, vistoria, entre outros serviços nas tubulações que conduzem o efluente até à estação de tratamento para posterior devolução, limpo, aos mananciais.
Jaqueline é responsável por programar os serviços a serem realizados no dia, considerando complexidade, tempo de reparo, urgência, etc. “Atuar na BRK me mostra todos os dias o quanto o saneamento é importante para a população e como tarefas que parecem simples transformam a vida de milhares de pessoas. Meu olhar, quando vou programar um serviço é sempre na necessidade do cliente; não é legal, por exemplo, ter um vazamento próximo a residência. É imprescindível olhar com respeito e atenção às necessidades dos clientes”, explica ela que iniciou na concessionária em 2020 na operação.
Atuação feminina em todos os setores
Vale destacar que a presença feminina na BRK em Blumenau, no entanto, não se limita ao operacional. Ela se estende aos times administrativo, financeiro, comercial, atendimento ao cliente, QSSMA – Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, engenharia, manutenção de redes e de recursos humanos.
“Me traz satisfação fazer parte do processo e poder contribuir com serviços que impactam na vida social e na saúde de toda população”, afirma a engenheira ambiental Nicole Ruediger, que é gerente da área de QSSMA.
São funcionárias atuando para manter o bom funcionamento do sistema, agindo com rapidez para solucionar ocasionais problemas, projetando e construindo um futuro ainda melhor no qual saneamento é só o começo.
“É um orgulho podermos contar em nosso time com um grupo de mulheres formado por profissionais qualificadas e empenhadas em levar o saneamento muito além do básico, conscientes da importância de suas missões e comprometidas com isso”, destaca o gerente de operação da BRK em Blumenau, Francisco Wessner.
A BRK informou que tem o compromisso de promover a equidade de gênero na companhia e, por meio do programa Diversifik, tem a meta de ter 40% de mulheres em posições de liderança até 2024.