Uma mulher de 32 anos sofreu parada cardiorrespiratória após se afogar na manhã deste sábado (11/02/23) em Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado às 9h15 para atender a ocorrência próximo à Avenida José Temístocles de Macedo, em Balneário Piçarras (SC).
O local fica a 290 metros à direita do Posto de Guarda-Vidas 03. Segundo informações de testemunhas, a vítima estava na praia com seus dois filhos (10 a 12 anos) e o marido. Os dois menores estavam no mar, quando a mãe percebeu que eles se afogavam, e o casal entrou imediatamente na água para socorrê-los.
Os Guarda-Vidas viram a movimentação e foram realizar o resgate, mas quando chegaram no local, a mulher estava submersa. Ela foi retirada da água com Grau de afogamento 06, quando há parada cardiorrespiratória. Enquanto eram realizados os procedimentos de reanimação, foram acionados o Corpo de Bombeiros e a equipe aeromedica do Helicóptero Arcanjo.
A ambulância dos bombeiros chegou rapidamente e os socorristas optaram por não aguardar o helicóptero, já que havia um posto de Pronto Atendimento próximo à ocorrência. Durante todo esse período o procedimento de reanimação nunca parou.
Os bombeiros aplicaram choque com o Desfibrilador Externo Automático (DEA). Quando a vítima chegou ao posto de saúde, a equipe médica conseguiu estabilizar os seus sinais vitais, porém a situação continua grave.
De acordo com os bombeiros “Graças ao rápido atendimento, sinergia da equipe e preparo da equipe médica, a vítima foi estabilizada com sucesso, porém a situação dela ainda é crítica”. A mulher foi encaminhada para atendimento hospitalar.
A corporação destaca algumas orientações para aproveitar a praia com segurança:
- Nadar em horário de atividade dos Guarda-Vidas (8h às 19h) e próximo a uma unidade ativada;
- Não tomar banho próximo de pontos com bandeiras vermelhas que sinalizam risco, geralmente por causa das correntes de retorno;
- Ao verificar alguém se afogando chame o socorro, se tiver algo flutuante ou corda jogue para a vítima, evitando expor-se a risco;
- Em caso de emergências, ligue para 193.