A Polícia Civil cumpriu, por volta das 6h30 desta sexta-feira (19/07/24), um mandado de prisão preventiva contra uma mulher de 28 anos, em Balneário Camboriú (SC). As investigações apontaram que ela é suspeita de ajudar o companheiro e outro homem no assalto a uma residência no Distrito da Vila Itoupava, em Blumenau.
O crime aconteceu no dia 29 de maio, quando dois assaltantes entraram no imóvel e mantiveram a família e dois funcionários como reféns. As vítimas foram ameaçadas de morte. Os criminosos roubaram sete armas de fogo e um veículo.
Durante a fuga, o veículo usado foi interceptado pela Polícia Militar na cidade de Ibirama. O motorista ameaçou atirar contra a guarnição e acabou sendo morto no local. De acordo com a Polícia Civil, as investigações mostraram que a mulher era companheira do motorista e auxiliou no transporte e na fuga. Além disso, ela também ajudou no deslocamento de Curitibanos (SC) no dia anterior, com o objetivo de cometer o crime.
A Polícia Civil também identificou o comparsa do indivíduo morto, que entrou na residência e fez as vítimas de reféns. Considerado um criminoso de alta periculosidade, ele tem diversas passagens por crimes violentos em Santa Catarina, como o sequestro do gerente de uma instituição financeira em 2023, na cidade de Santa Cecília (SC).
Naquele dia, os criminosos amarraram um falso explosivo junto ao corpo da vítima como forma de amedrontá-la. Apesar da sua prisão, ele foi posto em liberdade recentemente sob a condição de utilização de tornozeleira eletrônica, porém deixou de enviar informações quatro dias antes do assalto.
Apesar da sua identificação e expedição de novo mandado de prisão, o investigado ainda não foi localizado pela equipe de investigação. Ambos foram indiciados pelo crime de roubo qualificado, sendo denunciados pelo Ministério Público.
O trabalho foi realizado pelas equipes da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR), vinculada ao Departamento de Investigação Criminal de Blumenau.