Muitas nuvens, algumas aberturas de sol e previsão da temperatura chegar a 28°C em Blumenau

Ponte de Ferro | Foto: Júlio Pollhein

 

 

Ponte de Ferro | Foto: Júlio Pollhein

 

O transporte de umidade do mar perde intensidade permitindo mais aberturas de sol, no decorrer desta quinta-feira (9/05/19) em Blumenau. A temperatura se eleva um pouco mais, se comparada com os dias anteriores.

Neste momento (8h12min), faz 20,2°C com sensação térmica de 18,4°C e previsão de não passar dos 28°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 7h, quando fez 19,6°C. O rio Itajaí-Açu está com m e a umidade relativa do ar em 90,9%. Vento fraco de noroeste, passando a nordeste.

Santa Catarina – Do Oeste ao Litoral Sul mais nuvens com chuva ocasional no decorrer da manhã e melhor distribuída entre a tarde e noite. Nas demais regiões aberturas de sol com mais nuvens à tarde, com pequena chance de chuva fraca e muito isolada à noite. Temperatura elevada, com vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Massa de ar mais frio (alta pressão) no litoral do Sul do Brasil. Cavado (área alongada de baixa pressão) na Argentina próximo ao oeste de SC e RS, mais intenso entre a tarde e noite.

 

Sexta-feira (10)

Blumenau – A formação de uma frente fria entre o Rio Grande do Sul e a Argentina direciona boa parte da umidade e instabilidade disponível para aquela região. O sol aparece entre nuvens e a temperatura se eleva à tarde, quando a máxima varia entre 27 e 29°C. Temperatura mínima entre 18 e 20°C com vento fraco a moderado de noroeste.

Santa Catarina – Variação de nebulosidade, com aberturas de sol pela manhã. Mais nuvens a encoberto durante a tarde com chuva do Oeste ao litoral Sul, chegando às demais regiões à noite. Acumulado de chuva mais significativo do oeste ao sul com risco de temporais localizados, devido à formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil (veja aviso meteorológico). Temperatura elevada, com sensação de ar abafado no Litoral e norte. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas fortes no Litoral.

 

Sábado (11)

Blumenau – Uma frente fria que avança pela costa catarinense, associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente favorece a condição para chuva a qualquer momento do dia, sendo mais intensa entre a tarde e à noite, quando vem acompanhada por trovoadas e descargas elétricas. Temperatura mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 24 e 26°C. Vento fraco a moderado de noroeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Tempo instável, encoberto com chuva em SC, mais intensa com risco de temporais localizados especialmente na madrugada e manhã, devido à frente fria. Acumulado de chuva mais significativo no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte. À noite o tempo melhora no O, em áreas próximas ao Rio Grande do Sul, com o avanço de uma massa de ar mais frio e seco. Temperatura amena e em declínio no fim do dia. Vento noroeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas no Planalto Sul e Litoral sobretudo na madrugada e manhã.

 

Domingo (12)

Blumenau – A frente fria se afasta para o mar, no entanto, um vórtice ciclônico (ventos intensos que giram no sentido horário favorecendo a formação de nuvens de chuva) em níveis médios da atmosfera em SC e a circulação marítima em superfície mantém o tempo instável em Blumenau com chuva qualquer momento do dia. A temperatura mínima deve ficar entre 17 e 19°C e a máxima de 21 a 23°C.

Santa Catarina – Muitas nuvens a encoberto pela manhã, com chuva em boa parte do dia do planalto ao Litoral e no Vale do Itajaí. Temperatura baixa em relação aos dias anteriores, em todas as regiões. Vento sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Tendência para SC, entre 13 e 22 de maio de 2019

Maior parte do período com variação de nuvens, com mais umidade e chuva principalmente no Litoral entre os dias 15, 16 e 17. entre O período começa com tempo mais firme e declínio de temperatura, devido à chegada de uma massa de ar frio e seco. A temperatura estará amena na maior parte do período, com queda mais acentuada nos dias 13 e 14 favorecendo a formação de geada nas áreas altas do Estado, especialmente no Planalto Sul.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram