A partir da terça-feira (13), iniciam as obras que irão mudar uma parte do trânsito no centro de Blumenau. A previsão é que devem estar prontas em uma semana, no dia 20 de Janeiro, se as condições climáticas permitirem.
O serviço começa com a topografia que fará a demarcação dos locais que sofrerão alterações para em seguida começar a obra. Segundo Rafael Jansen, secretário de Serviços Urbanos, após retirada de semáforos e câmeras, alargamento de raios de curva, pavimentação asfáltica e construção de canteiros, ajardinamento e rebaixamento de calçadas para acessibilidade, a colocação de semáforos, sinalização e câmeras finalizarão a obra.
Essas serão as mudanças:
Rua Amadeu da Luz segue no mesmo sentido para rua Sete de Setembro, mas somente poderá seguir à esquerda sentido centro. Está proibido convergir para a direita, no sentido Velha. Agora quem transita pela Rua Amadeu da Luz, poderá seguir reto, direto para a Rua São José. Até então tinha o canteiro no meio.
A Rua Sete de Setembro, no trecho entre as ruas Paulo Zimmermann e Amadeu da Luz, terão sentido único em direção ao centro.
O sentido da Rua Getúlio Vargas será invertido. Isso significa que quem transita pela Rua Amadeu da Luz, poderá virar à esquerda, e entrar na Rua Getúlio Vargas. Isso também irá alterar o trecho que faz a ligação da Rua Namy Deeke com a Rua XV de Novembro. Atualmente, quem vinha da Rua XV, podia acessar a Rua Getúlio Vargas.
No início de fevereiro, devem iniciar obras para alteração no entroncamento das ruas Gustavo Zimmermann e Guilherme Scharf, no bairro Itoupava Central.
Segundo o diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite, os ganhos dessas mudanças para o transporte coletivo serão maior rapidez, pontualidade, regularidade na oferta, menor custo operacional, diminuição de poluentes no ar e maior capacidade de transporte. Pelo local passam 12 linhas de ônibus que somam um total de 822 viagens diárias.
Cronograma de obras
Ainda no primeiro semestre inicia a construção da ponte Norte-Sul, cujo projeto está no BID, órgão financiador. O Corredor Sul também está neste pacote de médio prazo, enquanto os corredores Norte e Oeste são planejamento de longo prazo. Os projetos estão em fase final ou a captação de recursos está em andamento.
Segundo a prefeitura, os maiores beneficiados serão os usuários do transporte coletivo. As melhorias foram anunciadas na manhã desta quinta-feira (8).