Santa Catarina está enfrentando um cenário climático desafiador, que tem impacto direto na saúde ocular de seus habitantes, alerta o oftalmologista Dr. Fernando Ramalho (CRM/SC 12216 – RQE 5874), especialista em cirurgia refrativa do Oftalmos – Hospital de Olhos, de Itajaí (SC). Segundo o médico, que também é membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Associação Pan Americana de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Catarata e Refrativa, a junção de oscilação de temperaturas, poluição e o uso excessivo de dispositivos eletrônicos causam impacto negativo nos olhos.
“A constante alternância entre calor e frio tem se mostrado um fator significativo de risco para a saúde ocular em Santa Catarina. Essa realidade não só compromete o conforto visual, mas também a funcionalidade dos olhos. Outro aspecto frequentemente subestimado, e que contribui para esses problemas, está relacionado ao uso frequente de sistemas de ar-condicionado, que, por conta do calor, aumenta em ambientes fechados. Essa situação é particularmente preocupante nas áreas urbanas do estado, onde as flutuações climáticas são frequentes”, explica o médico.
O oftalmologista também informa que a baixa umidade do ar resultante dessas oscilações pode levar ao ressecamento das membranas oculares, tornando nossos olhos mais vulneráveis a microrganismos, germes e até partículas poluentes.
Para aliviar esses problemas, a especialista oferece dicas importantes, que podem ser colocadas em prática facilmente. Ela lembra que, durante mudanças bruscas de temperatura, nossos olhos precisam de cuidados especiais, sendo esses os principais:
- Para os usuários de lentes de contato, é fundamental adotar medidas específicas para lidar com as variações climáticas, incluindo manter-se bem hidratado, respeitar o tempo de uso e realizar a limpeza adequada das lentes.
- Ao entrar ou sair de ambientes climatizados, a sugestão é piscar os olhos algumas vezes para melhorar a lubrificação.
- Agora, mesmo se você não usa lentes de contato, é importante estar atento, pois o olho seco é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente aquelas que passam longas horas diante de telas de dispositivos eletrônicos.
- Assim como nosso corpo necessita de água para se manter hidratado, nossos olhos têm essa mesma necessidade. A hidratação regular dos olhos é uma forma eficaz de prevenir os sintomas do olho seco, especialmente durante os meses mais secos do ano. Porém, é importante consultar seu oftalmologista para saber qual produto deve ser aplicado.
- Além disso, vale a pena reduzir o tempo de uso de celulares, tablets e computadores, fazendo intervalos regulares durante o uso dessas tecnologias.
- Óculos de Sol: Use óculos de sol de qualidade para proteger seus olhos dos raios UV, em dias ensolarados e também nublados.
Limpeza Adequada: Lave as mãos e evite coçar os olhos para prevenir infecções.