Às 10h22min desta segunda-feira (11/9/17), o sistema AlertaBlu registrava a temperatura de 24,8°C em Blumenau, enquanto a mínima foi às 2h e 6h, com 20,6°C. Vai ficar quente esta tarde, quando a máxima pode chegar nos 31°C. A umidade relativa do ar está em 61,3% e o nível do rio Itajaí-Açú marca 0,48m (10h) de altura.
O sol aparece entre nuvens, favorecendo o aquecimento. No fim do dia, não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva muito isoladas devido ao aquecimento associado ao deslocamento de uma frente fria pela costa catarinense. Ventos fracos a moderados de nordeste passando a noroeste.
Em Santa Catarina, ocorre chuva no Oeste, avançando para o Meio-Oeste e Sul no decorrer do dia. Nas demais regiões, muitas nuvens com aberturas de sol e condição de chuva no período noturno. A previsão é de chuva mal distribuída e concentrada principalmente do Oeste ao Planalto Sul. No norte, as chances de chuva são menores. A temperatura fica mais elevada no Litoral e Norte, diminuindo principalmente no Oeste. Vento nordeste/noroeste virando para sul, fraco a moderado com rajadas. Esse cenário meteorológico é resultado de uma frente fria que está deslocando-se em Santa Catarina.
Terça-feira (12)
Blumenau – A frente fria se afasta para o mar e o tempo fica estável em Blumenau, com presença do sol entre nuvens. A temperatura mínima oscila entre 18ºC e 20Cº e máxima entre 27 e 29ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a nordeste.
Santa Catarina – Muitas nuvens com aberturas de sol. Condição de chuva isolada a qualquer momento do dia do Oeste ao Sul do Estado, com temperatura mais amena. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado. A frente fria afasta-se de Santa Catarina, permanecendo um cavado em superfície (baixa pressão) sobre o Estado.
Quarta-feira (13)
Blumenau – Tempo seco e estável em Blumenau devido a formação de uma nova frente fria entre o RS e Uruguai, que direciona boa parte da umidade e instabilidade para aquela região. Temperatura mínima entre 19 e 21ºC e máxima entre 25 e 27ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a nordeste.
Santa Catarina – O dia começa com chuva no sul do Estado, melhorando com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, céu encoberto com diminuição da nebulosidade ao longo do dia. Temperatura em elevação e vento nordeste, de fraco a moderado.
Quinta-feira (14)
Blumenau – Poucas nuvens, presença do sol e a temperatura elevada a tarde, devido a influência de um sistema de alta pressão. Temperatura mínima oscilando entre 19 e 21ºC e a máxima de 26 a 28ºC. Os ventos sopram com intensidade de fraca a moderada, vindo da direção noroeste e passando a sudeste.
Santa Catarina – Predomínio de sol com algumas nuvens. Do oeste ao sul, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, com a aproximação de outra frente fria avançando pelo litoral do Estado. Temperatura elevada, especialmente no oeste e sul, com vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.
Sexta-feira (15)
Blumenau – O sol marca presença novamente, com poucas nuvens, aumentando a temperatura no período da tarde, por causa do sistema de alta pressão. A temperaturas mínima fica entre 19 e 21ºC e a máxima não passa dos 30°C. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudeste.
Santa Catarina – A nebulosidade aumenta no decorrer do dia em todas as regiões. À noite, chuva do oeste ao sul de SC, devido à passagem da frente fria pelo Estado. A temperatura diminui, com o vento nordeste virando para sul, de fraco a moderado com rajadas.
Tendência para SC, entre 15 a 25 de setembro de 2017
O tempo seco volta a predominar em SC no início do período. As chuvas retornam ao Estado nos últimos dias do período, a partir do dia 22/09. Não há indicativo de chuva intensa. As temperaturas ficam elevadas na maior parte dos dias, especialmente no Oeste. No leste do Estado, condição de temperatura mais amena entre os dias 18 e 19/09, por influência de um sistema de alta pressão.
Sempre é importante lembrar, que previsão não é precisão, portanto algo no clima pode mudar. Mas é o que os órgãos oficiais de Blumenau e do Estado informam.
Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram