Nos últimos tempos, o movimento “O sul é meu país” tem ganhado cada vez mais adeptos em Blumenau. A proposta é separar os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do resto do Brasil.
Para saber a opinião da população sobre o assunto, a coordenação do movimento pretende fazer uma consulta pública neste sábado (1/10/16), um dia antes das eleições municipais. Em Blumenau serão espalhadas 43 urnas (clique aqui para conferir) onde basta o eleitor responder sim ou não na cédula para a proposta de separação.
Será enviado um kit para todas as cidades onde haverá a votação, contendo uma urna tradicional, 2 mil cédulas de votação em papel, 2 faixas de TNT, um kit de segurança contra voto duplicado, canetas, uma Ata Circunstanciada e um boletim de apuração. Quem paga? Existe até uma Vaquinha Virtual no site Sul Livre que arrecadou R$ 5.640 dos R$ 300 mil pretendidos.
Sem validade legal, o objetivo é inicialmente saber do interesse e apoio ao tema. É importante participar, até para conhecer a opinião do sul a respeito. A meta da organização é atingir no mínimo um milhão de votos, que correspondem a cerca de 5% dos eleitores dos três estados do Sul.
Se o resultado for positivo, a organização pretende entrar com uma representação nos fóruns internacionais e até em Brasília, para serem ouvidos oficialmente pelo governo. A intenção é no futuro legitimar um plebiscito como fez a Escócia recentemente.
Quem quiser ser voluntário e ajudar nas urnas, pode se cadastrar no site www.sulista.org. Mais informações acesse: www.plebisul.org, www.sullivre.org e Facebook.