Fotos: Soni Robinson Witte
Como todos os anos, a data do Dia de Finados, comemorada em 2 de novembro, reúne famílias nos vários cemitérios espalhados por Blumenau. Muitos oferecerão missas, como o São José, onde o Padre João Bachmann irá celebrar às 9h deste Domingo (2/11) e depois terá um recital às 10h30 com o casal Pfau. Ele também irá participar de outra missa às 15h, no Cemitério Jardim da Saudade, na BR-470, onde no período da manhã, às 10h30min, haverá culto com o pastor Siegfried Baas.
Quem mora na região norte, como a Itoupava Central, poderá participar da missa às 8h no Cemitério nº 2, com o Padre Marcos Zimmermann. Logo depois ele estará às 9h30 no Cemitério nº 1 e às 15h30min, no Cemitério da Vila Itoupava.
Horários especiais de ônibus:
A linha 603 – Tribess (circular) realizará quatro viagens para o Cemitério Jardim da Saudade, nos horários das 9h08 e 14h10. Já nos horários das 12h20 e 17h40 o ônibus passará no cemitério com destino ao Terminal Fortaleza.
Um ônibus extra também ficará disponível no Terminal Garcia para atender um possível aumento da demanda de usuários da linha 403 – Progresso, em função do Cemitério do Progresso. O ônibus será acionado por um fiscal do Seterb quando as ofertas de viagens das linhas que passam em frente ao cemitério não forem suficientes para o atendimento compatível da demanda ao longo do dia.
Mas neste sábado o Soni Robinson Witte passou no Cemitério no bairro Velha, localizado na Rua João Pessoa, em frente ao EEB Adolpho Konder. Ele conversou com a proprietária de uma floricultura próxima, que disse que o movimento ainda é fraco e até se mostrou preocupada, já que se preparou bem para atender a demanda.
Nesta data, muitos vendedores ambulantes aproveitam para faturar com os mais diversos artigos, que vão desde pipoca até flores artificiais. Eles também reclamaram do baixo movimento na manhã de sábado e esperam que melhore nesta tarde e principalmente no domingo.
Muitos túmulos já se encontram limpos e com flores, já que os familiares e amigos, se adiantaram para não enfrentar o tumulto de amanhã.