Dos cinco acidentes atendidos pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT) em Blumenau neste domingo (22/05/22), em três os motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro. No único que realizou o teste, deu positivo, mas dentro do índice administrativo.
O primeiro caso aconteceu às 4h51 na Rua Itajaí, próximo ao nº 741, no bairro Vorstadt. No local ocorreu uma colisão entre um utilitário Fiat Fiorino com placas da cidade e um automóvel Chevrolet Corsa de Gaspar (SC). Nenhum dos motoristas ficou ferido e ambos foram convidados a realizar o teste do bafômetro. O resultado do condutor da Fiorino, de 38 anos, foi negativo. Já o do Corsa, de 24 anos, recusou fazer o teste.
Por volta das 5h45, o motorista de um Fiat Palio perdeu o controle da direção e o automóvel se chocou contra o meio-fio na Rua Engº Udo Deeke, próximo ao nº 1456, no bairro Salto do Norte. Ele não se feriu e aceitou fazer o teste do bafômetro que acusou 0,29 mg/l de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.
Outro que recusou fazer o teste colidiu com seu VW Novo Gol contra um outro automóvel estacionado na Rua Almirante Barroso, altura do nº 1.276, no bairro Vila Nova. O motorista de 37 anos ficou ferido e foi atendido pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar. Antes de ser levado ao Hospital Santo Antônio, foi oferecido a realização do teste do bafômetro, no entanto ele recusou. O acidente aconteceu por volta das 6h.
No início da noite, por volta das 18h45, ocorreu um acidente envolvendo os automóveis VW Novo Gol e Renault Kwid, na Rua Amazonas, próximo ao nº 506, no bairro Garcia. Segundo a GMT, o Gol se chocou contra o canteiro divisor e depois no semáforo. Os motoristas não se feriram e foi oferecido o teste do bafômetro. O do Novo Gol, de 30 anos, recusou, e o resultado do teste do condutor de 21 anos do Kwid, foi negativo.
Em todos os casos relatados aqui, o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) prevê autuação pela infração, retenção da carteira de habilitação (CNH), pagamento de multa no valor de R$ 2.934,70 e a possibilidade de ter o direito de dirigir suspenso por um ano.