Durante a fiscalização realizada na manhã de quarta-feira (5/09/19), na BR 470 em Indaial (SC), policiais rodoviários federais flagraram um motorista transitando pelo acostamento. Ao receber ordem de parada, o condutor do Chevrolet Vectra com placas da cidade fez o retorno entre a fila de veículos, e fugiu no sentido de Rio do Sul (SC).
Os policiais acompanharam o automóvel e conseguiram abordá-lo em uma estrada de terra, dois quilômetros depois, onde ele tentava se esconder. O teste com etilômetro (bafômetro) deu positivo para embriaguez.
Além de transitar pelo acostamento e conduzir sob efeito de álcool, o homem de 52 anos também foi multado por ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. O veículo, de propriedade dele, ainda estava com licenciamento atrasado há três anos e sem alguns equipamentos obrigatórios, sendo recolhido ao pátio conveniado até a regularização.
Antes deste flagrante, outros 12 condutores “espertinhos” já haviam sido flagrados pela PRF nesse local da BR 470 tentando ganhar vantagem transitando pelo acostamento. Todos foram autuados com base no artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (infração gravíssima, multa no valor de R$ 880,41 e sete pontos na CNH).