A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Joinville recebeu uma denúncia por volta das 12h30min desta terça-feira (10/09/19), de que uma carreta (cavalo trator e semi reboque) transitava pela BR-101, no sentido norte, fazendo zigue-zague na pista, indicando que o condutor poderia estar embriagado.
O veículo foi abordado na Unidade Operacional da PRF de Joinville vinte minutos depois. Assim que o motorista desembarcou, os policiais já notaram vários sinais de embriaguez, como o andar cambaleante, odor de bebida alcoólica, olhar sonolento, lentidão nas respostas simples e fala arrastada.
O resultado do teste de alcoolemia (bafômetro) surpreendeu: 1,23 mg de álcool por litro de ar. Após 15 minutos foi realizado um segundo teste que apontou a concentração de 1,13 mg. O motorista confessou ter ingerido bebida alcoólica destilada no almoço, em Itajaí.
O veículo estava vazio. Esta combinação de veículos, quando carregada, pesa 53 toneladas. Ele saiu de Brusque, almoçou em Itajaí e seguia para carregar em Ponta Grossa (PR). O cavalo trator é emplacado em Sarandi/PR e o semi reboque em Maringá/PR. O veículo foi retido e encaminhado para o pátio conveniado. O motorista foi autuado (multado), terá o direito de dirigir suspenso, foi preso em flagrante e conduzido para a Central da Polícia Civil de Joinville.
Imaginem que acidente grave que esse motorista poderia ter provocado.