Uma residência no bairro Escola Agrícola, em Blumenau, estava sendo monitorada pela Agência de Inteligência do 10º Batalhão da Polícia Militar, que teria identificado um intenso movimento de tráfico de drogas. Por volta das 21h desta sexta-feira (12/07/24), um automóvel Toyota Cross XRE 20 estacionou na frente do imóvel, dois homens desembarcaram, entraram na casa e voltaram com uma espécie de bastão.
Uma guarnição foi informada sobre a situação suspeita e localizou o veículo na Rua Eugênio Vick transitando na pista contrária da viatura. Foi realizada a abordagem e coleta de dados dos dois ocupantes, mas na busca pessoal e verificação dos nomes nos sistemas não foi constatado nada de ilícito.
Quando os policiais verificaram o carro, encontraram 14 munições de calibre 380 no porta-luvas. Ao serem questionados de quem era o material, o motorista assumiu a propriedade e explicou que era Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Acrescentou que tinha uma pistola calibre 9mm, mas alegou que a mesma foi roubada e que nunca chegou a registrar o boletim de ocorrência. Ele também afirmou ter uma pistola calibre 380, mas que não sabia do paradeiro da mesma.
O passageiro relatou que não tinha conhecimento de que havia munições no veículo. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao motorista por porte ilegal de munição ou acessório de uso permitido. Segundo a PM, ele foi informado de seus direitos e depois conduzido à Central de Polícia Civil para a realização dos procedimentos cabíveis.